Jornal do Tempo | Notícias

Primavera não deve ser influenciada pelo El Niño neste ano

Se o El Niño Modoki continuar, veremos o efeito dele no verão

24/09/2014 12:43:00

Por: Aline Cardoso

A primavera começou na última segunda-feira às 23h29 e vai até o dia 21 de dezembro, quando entra a estação mais quente do ano. A primavera é a transição do inverno para o verão e por isso tem características das duas estações.

Nesta primavera, vale salientar que estamos sob influência de um El Niño fraco e não-convencional no Oceano Pacífico, chamado de "Modoki". “Este fenômeno deixa a atmosfera ligeiramente mais aquecida, mas que não exerce a mesma influência como em anos de El Niños fortes /ou convencionais” - comenta a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira.

Segundo os meteorologistas da Somar, os efeitos do El Niño fraco não tem a mesma consequência de um El Niño comum. Sob a influencia de um El Niño convencional, as chuvas ficam mais concentradas no Sul e o tempo fica totalmente seco no Nordeste. E não será isso que vai ocorrer agora, até porque no final da primavera já teremos as primeiras trovoadas na região nordestina, o que é comum para esta época do ano. “Mesmo com um El Niño Modoki, o que estamos vendo no Brasil é algo dentro da normalidade” - explica Vieira.

Um El Niño fraco como este, que está configurado agora, não traz muitos efeitos nas estações de transição, como o outono e primavera. Até o momento, tudo indica que teremos uma primavera dentro do normal. Importante frisar que os efeitos maiores devido o El Niño são registrados tanto no verão quanto no inverno. Assim, se este El Niño continuar, veremos o efeito dele no verão.

Últimas notícias

Buscar notícias