Jornal do Tempo | Notícias

Período mais seco do ano começa e Sistema Cantareira está com menos da metade do volume de água, em relação a mesma época de 2013

26/06/2014 10:36:00

Por: Rafaela Vendramini


Os meses do inverno são os mais secos do ano no Sudeste. Porém, com a falta de chuvas durante o verão, o Sistema Cantareira começa o período de estiagem com menos da metade do volume armazenado de água, em relação a mesma data de 2013. No momento os reservatórios estão com 21,3%, sendo que no dia 26 de junho do ano passado os mananciais marcaram 56,7%.

Há mais de um mês a Sabesp começou a usar o volume morto, reserva que ficava abaixo do nível dos reservatórios do Sistema Cantareira. No dia 15 de maio os mananciais tinha 8,2% da capacidade máxima e com o volume morto esse valor subiu para 26,7%. Isso quer dizer que em 40 dias, os reservatórios baixaram 5,4%.

O que mais preocupa agora é que nesta época do ano praticamente não chove no Sudeste. Junho deverá terminar com acumulado de chuva dentro da média no Sistema Cantareira, mas o volume de água não deverá passar dos 55mm registrado até agora.

Julho é um mês tradicionalmente seco no centro do Brasil. O acumulado não chega aos 50mm na maior parte do Sudeste. “Apesar da influência de um El Niño, ele não mudará o padrão de distribuição de chuva. Somente aumentará o acumulado em algumas Regiões e deixará outras mais secas do que já são explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Pelo menos é um período gelado, o que faz com que as pessoas usem menos água do que no verão, por exemplo. Com relação à temperatura, o El Niño diminui a intensidade e frequência, mas não impede a chegada das ondas de frio. Julho será o mês mais frio do ano, com temperatura abaixo da média no oeste e sul de São Paulo.

Últimas notícias

Buscar notícias