Jornal do Tempo | Notícias

Bloqueio atmosférico aumenta as temperaturas na região central do Brasil

Depois da semana mais fria do ano, Sudeste e centro-Oeste voltam a registrar calor de 30°C

06/06/2014 14:15:00

Por: Rafaela Vendramini


O Sudeste e o Centro-Oeste tiveram a semana mais fria do ano, com vários recordes de temperatura, formação de geada na serra da Mantiqueira e tardes geladas, mas a formação de um fenômeno meteorológico, chamado de bloqueio atmosférico, fará com que as temperaturas subam e essas regiões terão calor de até 30°C.

O bloqueio atmosférico funciona como uma parede de ventos fortes, que seguram as frentes frias no Sul, portanto a previsão de chuva para a região e tempo seco e mais quente para a áreas central do Brasil.

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, a maior parte das próximas madrugadas apresentará mínimas entre 10°C e 15°C em Minas Gerais e entre 15°C e 20°C em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “A máxima também sobe e chega aos 30°C no oeste e norte paulista, mineiro e capixaba”, explica Celso Oliveira.

No Centro-Oeste há previsão de calor até o dia 10 de junho. Mas, por causa do tempo seco, com céu aberto, algumas madrugadas serão frias no Distrito Federal, com mínimas de 10°C a 15°C neste fim de semana.

Frio, como desta semana, não volta a fazer tão cedo. Uma frente fria fará com que a máxima caia para 20°C no Sudeste entre 9 e 11 de junho. No Centro-Oeste a temperatura entra em declínio gradativo especialmente em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal até o dia 20 deste mês.

Últimas notícias

Buscar notícias