Jornal do Tempo | Notícias

Rio Grande do Sul terá, até o fim da semana, clima típico de Outono

Os temporais continuam no Estado e as temperaturas caem nos próximos dias

18/03/2014 14:57:00

Por: Rafaela Vendramini


A terça-feira ainda foi de chuvas pelo Rio Grande do Sul, sendo que os maiores volumes foram registrados no norte do Estado. Em Tramandaí-RS, choveu 100mm nas últimas 24 horas, o valor corresponde a quase toda a chuva esperada para o mês na cidade. A frente fria continuará estacionada na região Sul amanhã e mais uma vez os municípios próximos a Santa Catarina serão os mais atingidos. Os meteorologistas da Somar alertam para acumulados acima de 90mm e ventos fortes, de até 80km/h.

Em várias cidades gaúchas, os termômetros não chegarão nem aos 20°C amanhã, caso de Pelotas-RS e Caxias do Sul-RS. “Percebe-se que estamos em uma condição de outono antes da chegada da estação. O aumento da chuva e do frio são as principais diferenças da nova estação em relação ao Verão”, explica Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Na quinta-feira, ainda chove de forma generalizada, mas com menor acumulado em relação aos dias anteriores. A temperatura, no entanto, permanecerá baixa. Na madrugada, as menores mínimas serão percebidas na fronteira com o Uruguai, e à tarde, a máxima ficará baixa especialmente na Serra e Campanha. A sexta-feira e sábado serão os dois dias com tempo mais seco e maior amplitude térmica, ou seja, vai fazer frio na madrugada, mas tardes serão mais quentes.

[*BComo será o Outono no Rio Grande do Sul?B*]

Para o outono, a distribuição da chuva será irregular novamente. A formação de bloqueios atmosféricos entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul fará com que parte da chuva alcance também o norte do Rio Grande do Sul, deixando a região com precipitação entre a média à acima da média. Por outro lado, em áreas mais próximas do Uruguai, espera-se tempo mais seco e acumulados mais baixos que a média histórica.

Com relação à temperatura, teremos uma diferença em relação ao ano passado. Em 2013, o frio foi aparecer para valer somente em julho. Neste ano, no entanto, o frio virá mais cedo, já a partir de maio.

Últimas notícias

Buscar notícias