Jornal do Tempo | Notícias

Rio Grande do Sul começou o dia com chuva forte e há alerta para temporais nos próximos dias

A maior chuva do Estado nesta terça-feira aconteceu em Uruguaiana, com acumulado de mais de 50mm

25/02/2014 12:31:00

Por: Rafaela Vendramini


A terça-feira amanheceu com chuvas fortes no oeste do Rio Grande do Sul, os maiores acumulados até agora foram registrados em Uruguaiana-RS, com 52mm, a metade da média de precipitação em todo o mês, e em Alegrete-RS-RS, onde choveu 39mm, onde o normal para fevereiro são volumes em torno dos 110mm. O que causou essa chuva intensa foi a formação de um sistema meteorológico, chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), entre a Argentina e o Paraguai. O CCM é uma grande área de instabilidade, que surge na madrugada normalmente nos meses de primavera e outono, e que costuma provocar chuva pesada onde atua. Porém ele é rápido e dura apenas 24 horas.

Durante a tarde de hoje, uma frente fria também se forma sobre o Estado gaúcho e trará pancadas de chuva. Segundo os meteorologistas da Somar, alerta-se inclusive para alguns temporais especialmente na faixa oeste, Missões e noroeste com trovoadas e rajadas de vento em torno de 60km/h e, nestas áreas, a chuva não tem hora preferencial. Com a mudança de direção dos ventos, as temperaturas máximas no sul do Rio Grande do Sul ficam mais amenas hoje.

A chuva ganha força sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira. A frente fria atua no norte gaúcho, mas organiza a umidade da Amazônia para todas as regiões do Estado. Tem previsão de chuva forte em alguns municípios, principalmente entre a Serra, planalto, litoral norte, Região Metropolitana de Porto Alegre. Na capital amanhã o dia amanhece com tempo fechado e chuvoso, mas tempo abre no decorrer do dia. As temperaturas ficarão mais amenas na cidade, com máxima de 25ºC.

Estas chuvas podem gerar transtornos, como alagamentos, ventania e até mesmo queda de granizo. Devido à grande cobertura de nuvens e aos ventos que passam a soprar de sul, as temperaturas ficam mais amenas à tarde também na região central e, no extremo sul, a sensação será até mesmo de frio, com máximas que não passam dos 21ºC em Chuí-RS.

Na quinta-feira, lentamente a frente fria começa a se afastar para o Sudeste, mas ainda deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul, a chuva ficará concentrada entre o norte e o litoral, mas ocorrerá na primeira parte do dia. Conforme a o dia passa, o tempo abre. O destaque será a massa de ar frio, que provocará queda na temperatura. Na região da Campanha, as mínimas caem cerca de 3°C em relação ao dia anterior, já as máximas continuam amenas em todo o Estado.

Últimas notícias

Buscar notícias