Jornal do Tempo | Notícias

Com 257mm, Chuva no litoral do Rio Grande do Sul é a maior em 101 anos

Frente fria se afasta do Estado, mas pancadas continuam no litoral norte

14/02/2014 14:31:00

Por: Aline Cardoso

Depois de um início de ano com poucas chuvas e muito calor sobre o Rio Grande do Sul, finalmente uma frente fria conseguiu avançar e provocar chuva sobre a região. Antes, um bloqueio atmosférico não deixava as frentes frias avançarem para o nosso país, e pois isso o tempo ficou muito seco e as temperaturas dispararam.

A condição de tempo mudou e agora a frente fria está provocando muita chuva no Estado gaúcho. A cidade de Torres teve nesta madrugada o maior volume acumulado de chuva da sua história, foram 256,9mm. Em apenas um dia, Torres registrou 87% a mais do que o normal de chuva de todo o mês de fevereiro, quase o dobro. Por conta do alto volume a cidade chegou a decretar estado de calamidade pública com os estragos. Está é a maior chuva em 24 horas desde 1913, quando as medições do INMET começaram a ser feitas. A chuva foi intensa também em Tramandaí, o volume chegou aos 99mm nas últimas 24 horas, o que corresponde a 70% da chuva normal de fevereiro.

A chuva diminui em grande parte do Estado gaúcho, exceto no litoral norte. De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria se desloca para o Sudeste e a chuva fica bem mais restrita, atingindo a Metade Norte do Estado nesta sexta-feira. “Ainda pode chover forte sobre a Serra e Litoral Norte no decorrer do dia, com previsão inclusive de transtornos como alagamentos” - comenta o meteorologista Celso Oliveira.

[*BTemperatura despenca no EstadoB*]
[*BB*]
O destaque dos próximos dias é a queda nas temperaturas. Hoje podemos ter recordes de tarde mais fria do ano em diversos municípios, lembrando que a última vez que as máximas não estiveram altas neste ano foi em 15 de janeiro. Será uma queda de cerca de 10 a 15ºC nas temperaturas máximas do domingo dia 9/2 para a sexta-feira dia 14/2, já que no domingo as máximas oscilaram entre 30 e 40ºC no Rio Grande do Sul. Além disso, a temperatura mínima será registrada somente entre a noite de hoje e próxima madrugada.

Últimas notícias

Buscar notícias