Jornal do Tempo | Notícias

Belém já registrou 60% da chuva de fevereiro na primeira semana do mês

A cidade terminou janeiro com acumulado de chuva acima da média

06/02/2014 19:12:00

Por: Rafaela Vendramini


A cidade de Belém-PA é uma das mais chuvosas do Brasil, mas o início de 2014 está com acumulado acima da média, diferente de boa parte do país. Até agora a capital paraense não teve chuva em apenas cinco dias do ano. Na primeira de fevereiro o volume de chuva já corresponde a 60% da média para todo o mês, já foram 240mm em seis dias. Em janeiro as precipitações ficaram acima do normal, pois choveu 408mm, sendo que a média é de 366mm para o período.

Nesta quinta-feira Belém-PA teve a maior chuva entre as capitais brasileiras, com acumulado de 69mm. Mesmo assim, o dia foi quente, com temperatura máxima de 30°C. Ainda que seja normal chover bastante na cidade, os volumes de água tem sido maiores e superaram a média, pois a umidade da Amazônia está concentrada sobre a região Norte, já que o bloqueio atmosférico impede a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil.

Na sexta-feira, a umidade se espalha ainda mais por toda a região Norte, excerto no sul de Tocantis, que terá um dia de tempo mais firme. Os acumulados mais elevados, próximo dos 45mm, são esperados para o oeste do Pará e leste do Amazonas e nessa área de divisa entre os dois Estados, o tempo ficará mais fechado. Em Belém-PA as pancadas estão previstas para o período da tarde e a máxima será de 31°C.

No sábado, tempo ficará bastante fechado, com chuvas a qualquer hora do dia no interior do Estado do Amazonas, onde os acumulados serão de até 60mm. No Pará, as chuvas diminuem e as condições ficam mais típicas de verão, com sol, calor e pancadas de final de tarde. A Zona de Convergência Intertropical comanda as chuvas no Litoral do Amapá e Pará. Entre o Acre e Rondônia o tempo ficará mais encoberto. A umidade continuará a influenciar as chuvas na região até pelo menos a segunda quinzena do mês de fevereiro.

Últimas notícias

Buscar notícias