Jornal do Tempo | Notícias

Temperatura está 5ºC acima do normal em todo o Estado de São Paulo e calorão continua nos próximos dias

05/02/2014 08:01:00

Por: Aline Cardoso

A quarta-feira será mais um dia de tempo seco e abafado em São Paulo. O ar está com a qualidade moderada em 8 das 25 estações da Cetesb às 8hs. De acordo com a Somar Meteorologia, a tarde será de muito calor em todo o Estado, com máxima que alcança os 34ºC na Capital paulista e com algumas pancadas de chuva de fim de tarde. “A novidade é que as chuvas mais intensas ficarão concentradas sobre o centro do Estado ao invés do sul paulista” - comenta o meteorologista Celso Oliveira.

Ontem, as pancadas de chuva atingiram mais a faixa sul do Estado de São Paulo. Às 18h30, a chuva atingiu Itapetininga, Guareí, Tatuí, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo.

[*BTemperatura está acima da média em grande parte do EstadoB*]
[*BB*]
O mês de fevereiro começa como terminou janeiro: bem mais quente que o normal. A população reclama até na hora de dormir, que as noites estão muito abafadas, mas isso tem uma explicação, já que as madrugadas estão entre 3°C e 4°C acima do normal para o mês
Entre o sul e centro do Estado, regiões entre Avaré, Itapeva e Barra Bonita. O calor predomina durante a tarde e a sensação é de muito abafamento, tudo isso porque a temperatura máxima está 5°C mais elevada que o normal em praticamente todo o Estado de São Paulo.

[*BNúmero de focos de queimada triplica em São Paulo neste início de anoB*]
[*BB*]
A combinação de falta de chuva e calor excessivo vem provocando fenômenos que são mais comuns no inverno. O número de focos de queimada disparou no interior do Estado de São Paulo. Há registro de 128 grandes focos de queimada, três vezes a mais que o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 38, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Botucatu, Cubatão e Morro Agudo tiveram cinco focos de queimada no período de 1º de janeiro até dia 4 de fevereiro. Sorocaba vem logo em seguida com quatro focos. Antes destes municípios aparecem Barretos (9 focos) e Praia Grande (6).

[*BPrevisãoB*]
[*BB*]
A quinta-feira será mais um dia de calor intenso e temperatura. O dia começa com 23ºCe a tarde a máxima alcança os 34ºC na Capital. Há possibilidade de chuva muito fraca e isolada no fim do dia, que atinge um bairro e não pega o outro. Na sexta-feira, mais um dia de tempo quente e com chuva isolada no Sudeste. O padrão de chuvas irregulares deve se manter ainda por alguns dias até que o bloqueio atmosférico seja rompido.

[*BCalor em todo o Estado no fim de semanaB*]
[*BB*]
Uma massa de ar seco e quente comanda o tempo sobre todo o Sudeste, devido a um bloqueio atmosférico sobre o Uruguai. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, este fim de semana será muito aproveitável às atividades de lazer ao ar livre no Estado de São Paulo. “Faz calor desde as primeiras horas do dia e à tarde esquenta bastante, tanto no litoral, na Serra ou no interior”- afirma Patrícia Vieira da Somar Meteorologia.

Assim como nos dias anteriores, não se descarta chuva bem isolada de fim de tarde no sábado. A previsão é de pancadas entre o sul e leste do Estado, mas poucas pessoas verão essa chuva, já que atinge de forma fraca e passageira um ou outro bairro. Essa condição, embora favorável às atividades de veraneio, é preocupante, já que a falta de chuva dos últimos tempos vêm mantendo crítico o nível dos reservatórios e também aumenta o número de queimadas.

Na Capital, faz muito sol, calor e tempo seco no sábado e domingo. Com temperatura que varia entre 23ºC e 34ºC no fim de semana. Atenção com a elevada radiação ultravioleta, com índice entre 12 e 13, considerado extremo numa escala que vai até 15. É necessário uso de filtro solar e muita hidratação.

Últimas notícias

Buscar notícias