Jornal do Tempo | Notícias

Massa de ar polar avança pelo sul da América do Sul e Bariloche registra neve nesta quinta-feira

O mesmo sistema derrubará os termômetros no Rio Grande do Sul, com menor intensidade

23/01/2014 15:40:00

Por: Rafaela Vendramini


Em pleno Verão no Hemisfério Sul do Planeta os pontos mais altos de Bariloche, na Argentina, amanheceram hoje cobertos de neve. A temperatura mínima na cidade foi de 6°C, mas por causa da presença de uma frente fria, que provocou chuva e de uma massa de ar polar, que derrubou os termômetros, os flocos de gelo acumularam no chão. “É até normal que ocorra esse fenômeno na Cordilheira dos Andes nesta época do ano, mas não esporadicamente, apenas com a entrada dessas massas de ar mais frio e intensas”, explica o meteorologista da Somar, Gustavo Verardo.

Nos próximos dias a tendência é que o fenômeno não se repita, pois a frente fria vai avançar e depois disso as temperaturas voltarão a subir. A neve nos pontos mais altos de Bariloche é um contraste ao calor dos últimos dias, já que na Argentina a máxima chegou aos 42°C na última semana.

[*BTempo muda no Rio Grande do SulB*]

A partir de amanhã o tempo finalmente muda no Rio Grande do Sul. Essa frente fria, que se formou entre a Argentina e o Uruguai e provocou até neve na Cordilheira dos Andes, avança na direção do território gaúcho e traz intensos temporais desde as primeiras horas da manhã no extremo sul do Estado. As chuvas virão acompanhadas de muitas trovoadas, rajadas de vento que poderão chegar aos 100km/h e eventual queda de granizo. Nas áreas mais próximas da fronteira uruguaiana, o calor diminui já a partir desta sexta-feira, com máxima de 26°C em Chuí-RS, Bagé-RS, Santana do Livramento-RS e Quaraí-RS.

O destaque do sábado no Rio Grande do Sul é a queda acentuada da temperatura. A massa de ar polar, que acompanha a frente fria é bem forte para época do ano e faz com que o dia já comece com temperaturas mais baixas ao longo da fronteira com o Uruguai, com termômetros na casa dos 15°C. Em Porto Alegre-RS a máxima do fim de semana cai cerca de 10°C em relação aos últimos dias e não passa dos 27°C na capital gaúcha.

Últimas notícias

Buscar notícias