Jornal do Tempo | Notícias

Desde 2010 cidades do Sul do país não registravam temperaturas tão baixas num mês de outubro

Bom Jardim da Serra-SC registrou o menor valor do Brasil nesta terça-feira com -0,1°C, segundo dados do Inmet

08/10/2013 09:08:00

Por: Deliane Assis

Quem achou que poderia guardar os casacos e cobertores com chegada da Primavera se enganou. O frio não foi embora com o inverno e as temperaturas estão baixas em todo o centro e sul do país. Nesta terça-feira, a mínima chegou a -0,1°C em Bom Jardim da Serra-SC e a 1,3°C em São José dos Ausentes-RS, valores que não eram registrados num mês de outubro desde 2010, segundo dados do Inmet.

Ainda na região da serra catarinense e gaúcha, os termômetros marcaram 2°C em São Joaquim-SC e 3,5°C em Vacaria, sendo que nesta última cidade os ventos aumentaram a sensação de frio, que chegou a quase -2°C. No Paraná, o frio é menos intenso, mas os paranaenses também precisaram de casacos para sair de casa hoje, principalmente moradores de São Mateus do Sul, onde a mínima foi de 4°C.

Além das mínimas de hoje, chama-se a atenção para as temperaturas baixas nesta primeira semana de outubro em toda a Região Sul. Tanto as mínimas quanto as máximas estão abaixo do normal nesses primeiros dias. Em Uruguaiana, por exemplo, a temperatura mínima nesses sete dias de outubro está em torno dos 9,5°C, quando o normal seriam 16°C.

E por que esses valores tão baixos nessa época do ano? De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o primeiro deles é estatístico: o pequeno número de dias. Passamos pela primeira semana do mês e ainda falta bastante até o dia 31. “Teremos dias mais quentes que compensarão este início mais frio”, afirma. Mas também há explicações científicas. "Desde meados do ano, estudos apontam que a região de banquisa (banco de gelo sobre o oceano) da Antártica está maior que o normal. Isto faz com que as ondas de frio formadas sobre o continente antártico estejam mais fortes que nos anos anteriores", explica.

Lembrando que toda a onda de frio que chega ao Brasil forma-se sobre a Antártica e não tem sido à toa que desde julho estamos registrando temperaturas mais baixas que o normal não só na Região Sul, mas em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste também.

Depois de uma madrugada fria, o sol predomina e os termômetros sobem nos três Estados da Região Sul. Durante a tarde de hoje a máxima chega aos 30°C no oeste do Rio Grande do Sul, 27° no norte e oeste do Paraná e aos 24°C no oeste de Santa Catarina. O frio diminui nos próximos dias, mas o calor da tarde aumenta e na quinta-feira a máxima chega aos 30°C em boa parte do interior do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Paraná.

Últimas notícias

Buscar notícias