Jornal do Tempo | Notícias

Semana começa com tempo seco e quente na maior parte do Brasil

Calor e umidade favorecem a formação de nuvens carregadas entre o MT e o Norte do país e umidade do ar causam chuvas no litoral do Nordeste

09/09/2013 08:25:00

Por: Deliane Assis

A frente fria que provocou chuvas e ventos fortes no Sul do Brasil durante o fim de semana se afasta e o tempo volta a ficar seco em grande parte da Região. De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia segue mais nublado apenas entre o litoral e leste do Paraná e norte de Santa Catarina. No interior destes dois Estado e no Rio Grande do Sul o sol predomina e faz calor nesta segunda-feira.

No Sudeste, os ventos úmidos que sopram do mar geram nebulosidade e há condição para garoa no Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e no litoral norte do Rio de Janeiro. Nas demais regiões o ar seco predomina e com os ventos soprando do norte do país faz calor durante a tarde. Sem chuvas e com temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar entra em declínio e fica abaixo dos 30% em algumas cidades do centro, oeste e norte paulista e do oeste mineiro.

A semana também começa com predomínio de sol e temperaturas elevadas na Região Centro-Oeste. Com isso, no sul do Mato Grosso e em Goiás, muitos municípios podem entrar em estado de atenção durante a tarde, por conta dos baixos índices de umidade do ar. E a combinação de calor e umidade formam nuvens carregadas sobre o norte de Mato Grosso e por isso há previsão de pancadas de chuvas e algumas trovoadas nessa região hoje.

No Nordeste, as poucas chuvas atingem a faixa leste da Região, com tempo mais nublado e chuva a qualquer hora entre o Rio Grande do Norte e o litoral da Bahia. Além dessa região, há previsão de chuvas isoladas e com baixos acumulados no norte do Maranhão, do Piauí e no Ceará. Já no interior nordestino o tempo segue seco e ensolarado. E independente das condições do tempo, o calor continua em todos os Estados e no sertão, o alerta é para os baixos índices de umidade do ar.

NA Região Norte, o calor e a umidade da Amazônia favorecem a formação de nuvens carregadas no decorrer do dia e ocorrem pancadas de chuvas isoladas alternadas com períodos de abertura de sol em todos os Estados da Região. Os períodos de sol favorecem a elevação da temperatura, garantindo mais um dia abafado na maioria dos municípios. Somente no Tocantins, a segunda-feira segue com tempo seco.

Últimas notícias

Buscar notícias