Jornal do Tempo | Notícias

Chuva generalizada atinge boa parte do Norte do país neste início de semana

Tempo seco apenas em Tocantins e no sul do Pará

01/07/2013 12:19:00

Por: Aline Cardoso


A chuva não dá trégua ao Norte do País por conta do calor e da umidade da Amazônia. Na domingo, os acumulados chegaram aos 32,8mm em Pacajá, no Pará, valor que representa 27% da média, 26,2mm em Monte Alegre-PA e 23,6mm em Parintins no Amazonas. De acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de pancadas de chuva a partir do meio da tarde para grande parte da Região. Volta a chover em grande parte dos Estados, menos na metade sul do Pará e do Tocantins.

Em comparação com os últimos dias, as pancadas serão mais generalizadas e com volumes acumulados mais significativos nesta segunda-feira. Entre o norte amazonense e sul de Roraima, há condição para chuvas mais intensas e temporais isolados. Mesmo com as pancadas faz calor a tarde na maior parte da Região, com máxima de 31ºC em Manaus e 35ºC em Palmas.

Na terça-feira, as instabilidades tropicais garantem mais um dia com pancadas de chuva para a maior parte da Região. “Destaque para o litoral do Amapá, onde a influência da Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas mais fortes e generalizadas” - comenta o meteorologista Diogo Arsego. Somente no sudeste do Pará e no Estado do Tocantins o tempo fica firme e não há previsão de chuvas.

Últimas notícias

Buscar notícias