Jornal do Tempo | Notícias

Alerta: Previsão de muita chuva no litoral do Nordeste essa semana

Acumulado de chuva passa dos 100mm em cinco dias e há risco de muitos transtornos

01/07/2013 10:15:00

Por: Deliane Assis

Junho terminou com chuvas acima da média em cinco das nove Capitais do Nordeste, são elas: Salvador, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, sendo que Recife e João Pessoa registraram os maiores acumulados do mês com 481,5 e 488,7mm, respectivamente. Apesar disso, o volume de chuva ficou abaixo do normal no norte da Bahia e na maior parte dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. No Estado pernambucano a exceção foi exatamente a região próxima a Capital.

Para esta segunda-feira há previsão de chuvas ao longo da faixa leste nordestina, sendo mais intensas entre Recife e o Rio Grande do Norte. Além disso, também chove forte sobre o Estado do Maranhão. Por outro lado, no interior do Nordeste o tempo permanece seco e ensolarado e mesmo onde chove o calor predomina.

Segundo previsão da Somar Meteorologia, amanhã as áreas de instabilidade conhecidas como Ondas de Leste ganham força e a chuva fica mais forte e generalizada. Há risco de transtornos desde a Paraíba até Alagoas, sendo que os maiores volumes de chuva são esperados para Pernambuco, onde há inclusive potencial para transtornos na Capital Recife. Embora as pancadas de chuva avancem um pouco mais para o interior, a maior parte do Nordeste permanece com predomínio de sol e baixos índices de umidade relativa do ar.

Na quarta-feira a chuva fica mais intensa e se espalhando pelo interior nordestino. Há previsão de temporais entre o Alagoas e Paraíba, além do interior do Ceará. Também chove sobre o Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e litoral da Bahia, sendo de forma mais isolada e com períodos de melhoria.
De acordo com a meteorologista Elisa Glitzenhirn, nos próximos dias segue a condição de chuva no litoral e regiões próximas e tempo mais seco sobre o interior. No litoral, os maiores volumes acumulados continuam concentrados entre Alagoas e Ceará, principalmente sobre a Paraíba e Rio Grande do Norte, com volume acima dos 100mm nos próximos 5 dias.

Últimas notícias

Buscar notícias