Jornal do Tempo | Notícias

Chuva se espalha pelo Sul do Brasil e há risco de temporais nos três Estados da Região hoje

Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas entram em declínio

28/05/2013 09:53:00

Por: Deliane Assis

A terça-feira começou com muita nebulosidade entre Santa Catarina e o Paraná e com chuvas principalmente no Estado paranaese. Desde a madrugada os maiores acumulados foram registrados em Maringá com 55mm, Cidade Gaúcha com 40mm, Nova Fátima com 30mm e Joaquim Távora com 12mm apenas na última hora.

De acordo com os meteorologistas da Somar, nas próximas horas as instabilidades se espalham pela Região e as chuvas atingem boa parte de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul, com risco de temporais nos três Estados. No entanto, as precipitações mais intensas e generalizadas permanecem concentradas no norte paranaense. A temperatura não muda em relação à tarde de ontem e a máxima chega aos 24°C no Rio Grande do Sul, 27°C no noroeste do Paraná, mas não passa dos 21°C na maior parte de Santa Catarina.

Amanhã, a passagem de uma frente fria mantém o tempo instável desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Nessas áreas, o dia será de céu encoberto e com chuva a qualquer momento, além do risco de temporais. Já na metade sul do Estado gaúcho, a entrada de uma massa de ar mais seco e frio volta a deixar o tempo firme e provoca uma queda nas temperaturas. Os ventos que sopram do quadrante sul intensificam a sensação de frio durante a madrugada e noite e as temperaturas do período da tarde ficam ainda mais baixas, com máxima de apenas 18°C no extremo sul gaúcho.

Na quinta-feira, a frente fria se afasta da Região e o tempo volta a ficar firme em todo o Sul do Brasil. O dia começa com mínimas entre 3°C e 6°C no Planalto de Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e no Planalto do Paraná. A madrugada de sexta-feira será ainda mais fria, com mínimas entre 0°C e 3°C na Serra Gaúcha e Serra e Planalto Catarinenses.

Segundo previsão da Somar, a partir da noite de sexta-feira novas áreas de instabilidade se formam no Paraguai e voltam a provocar pancadas de chuva no Paraná e partes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, o frio perde força no sábado, mas é esperado um repique entre os dias 2 e 5 de junho.

Últimas notícias

Buscar notícias