Jornal do Tempo | Notícias

Terça-feira com chuvas fortes em todas as Regiões do Brasil

Maiores acumulados no Sudeste hoje ocorrem no Espírito Santo

19/03/2013 08:48:00

Por: Deliane Assis

O último dia do verão será marcado por chuvas fortes em grande parte do país. A frente fria que está no Sudeste e já provocou muitos transtornos entre São Paulo e o Rio de Janeiro mantém o tempo instável na Região, mas os acumulados esperados para esses dois Estados são bem menores em relação aos dias anteriores. Mesmo assim, ainda há risco de transtornos, principalemnte nas áreas de risco. As chuvas mais intensas agora se concentram no Espírito Santo, aliás, há registro de temporais no Estado desde a noite de ontem. E as precipitações seguem intensas sobre o Estado capixaba nesta manhã, com previsão de diminuir a partir da tarde.

No Sul do país, uma área de baixa pressão atmosférica causa temporais no centro e oeste do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. De acordo com os meteorologistas da Somar, em algumas cidades o acumulado pode chegar aos 70mm, correspondendo a 60% da média de março. No sul, norte e leste gaúcho a chuva também pode vir acompanhada de trovoadas no decorrer do dia, porém com menor acumulado. Além disso, os meteorologistas chamam atenção para os ventos fortes, com rajadas de até 80km/h em todo o Estado e eventual queda de granizo pelas temperatura ainda baixas.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, essa área de baixa pressão organiza um corredor de umidade no decorrer do dia que também será responsável por chuvas fortes no Centro-Oeste do Brasil. Há risco de temporais entre o Mato Grosso, oeste de Goiás e o Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo as três Capitais.

Entre o Norte e Norte, áreas de instabilidade causam chuvas fortes entre os Estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará, com risco de transtornos em várias localidades, inclusive nas Capitais Teresina, São Luís, Palmas e Belém.

Amanhã, a área de baixa pressão avança pela Região Sul e causa temporais nos três Estados. No Sudeste, retornam as chuvas fortes no Estado de São Paulo, mas as instabilidades diminuem nos demais Estados. No Centro-Oeste, continua chovendo nos três Estados, com risco de temporais em algumas regiões. No Norte e Nordeste, as chuvas mais intensas desta quarta-feira são esperadas para os Estados de Tocantins, Pará, Amapá e o Maranhão.

Últimas notícias

Buscar notícias