Jornal do Tempo | Notícias

Rio de Janeiro registrou apenas a metade da chuva normal para julho

Temperatura mínima ficou 3°C abaixo da média e máxima 3°C mais quente que o normal

31/07/2012 09:22:00

Por: Deliane Assis

O mês das férias escolares vai se despedindo com poucas chuvas no Estado do Rio de Janeiro. Na Capital, choveu menos de 10 dias e acumulado foi de apenas 26,2mm, ficando 54% abaixo da média. Com relação às temperaturas, algumas ondas de frio persistentes fizeram com que as mínimas ficassem cerca de 3°C abaixo da média para o mês de julho, que é de 18,4°C. Em contrapartida, as máximas ficaram 3°C acima da média, que é de 25,3°C para este mês.

Segundo os meteorologistas da Somar, para o mês de agosto não se espera algo muito diferente. Assim como no mês de julho, as chuvas também devem ficar abaixo da média climatológica e as temperaturas bastante elevadas, ou seja, o próximo mês deve ser caracterizado por tempo seco e quente no Estado do Rio de Janeiro.

[*BPrevisão para hoje e os próximos diasB*]
A terça-feira segue com sol e poucas nuvens em boa parte do Estado do Rio de Janeiro, mas em alguns pontos do sul e do litoral há previsão é de pancadas isoladas de chuva intercaladas com aberturas de sol, por influência de uma frente fria. Na Capital, o dia começa com tempo mais fechado e chuva isolada, mas no decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e a máxima chega aos 28°C. No litoral, as ondas atingem os 3,5 metros e há previsão de ressaca, segundo a Marinha.

Para amanhã, a previsão é de tempo instável, com nebulosidade e pancadas isoladas de chuva em boa parte do Estado. A boa notícia é que em alguns pontos do Estado não chove o tempo todo e ocorre aberturas de sol, como, por exemplo, na serra fluminense, onde as pancadas devem se concentra especialmente à tarde. As temperaturas seguem mais baixas e a máxima não passa dos 23°C na serra e ficam entre 27 e 28°C no litoral fluminense. No litoral, a altura das ondas diminui, mas ainda assim o mar segue agitado com ondas de até 2,5 metros.

Após um dia com pancadas de chuva, o Estado fluminense terá uma quinta-feira aproveitável com sol entre poucas nuvens. As temperaturas seguem mais baixas na serra, com mínima de 12°C e máxima de 24°C à tarde. Por outro lado, no litoral, as mínimas ficam em torno dos 20°C e as máximas em torno dos 29°C.

Últimas notícias

Buscar notícias