Jornal do Tempo | Notícias

Quarta-feira quente e seca entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

Chuvas se concentram nos extremos do Brasil, sendo mais intensas no Sul do país

25/07/2012 08:31:00

Por: Deliane Assis

As chuvas desta quarta-feira se concentram nos extremos do Brasil, no Sul e Norte país. Enquanto isso, o tempo seco e quente toma conta do interior, nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Por conta da baixa umidade do ar, o dia começou frio em algumas cidades do Sudeste e Centro-Oeste. Em Brasília-DF, por exemplo, fez 10°C no aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, valor que se iguala a temperatura mais baixa do ano. Em Águas Vermelhas-MG, hoje foi o segundo dia mais frio do ano com mínima de 5,4°C, perdendo apenas para os 4°C registrados ontem pela manhã.

Se de madrugada o tempo seco derruba as temperaturas, à tarde elas disparam com a presença do sol. No Sudeste, a máxima excede 30°C entre o noroeste de São Paulo e parte do Triângulo Mineiro e chega aos 27°C em várias cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, faz calor de mais de 36°C no noroeste de Mato Grosso e mais de 33°C no noroeste de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul. Com o tempo seco e quente, a umidade do ar despenca e os índices ficam abaixo dos 20% no interior das duas Regiões.

De acordo com os meteorologistas da Somar, apenas no sul de São Paulo e no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, uma frente fria causa aumento da quantidade de nuvens e chuva de baixo acumulado. Por conta disso, a temperatura não sobe muito e a máxima não passa dos 24°C nessas regiões.
A massa de ar seco também deixa o tempo firme e ensolarado em quase todo o Nordeste. Apenas no Recôncavo Baiano e em parte da costa norte do Nordeste, a umidade que vem do mar causa chuva de baixo acumulado hoje. O calor prossegue em toda a Região e máxima passa dos 33°C no oeste do Maranhão e dos 30°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

No Norte, a presença de áreas de instabilidade provocam chuvas no oeste e norte da Região. Já entre o Tocantins e o sudeste do Amazonas, o tempo permanece seco, ensolarado e muito quente. A máxima passa dos 36°C em vários municípios do Amazonas e de Rondônia.

[*BChuvas fortes e frioB*]
No Sul do país, uma frente fria provoca chuva generalizada no norte do Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina e do Paraná no decorrer do dia, sendo mais intensa entre o norte catarinense e o leste paranaense. Também há previsão de ventos fortes. O pequeno período de calor chega ao fim com a entrada de uma forte massa de ar polar e a temperatura máxima não passa dos 12°C na Campanha Gaúcha, dos 15°C no sul catarinense e dos 18°C no sul paranaense.

Últimas notícias

Buscar notícias