Jornal do Tempo | Notícias

Massa de ar seco toma conta do Brasil e temperaturas ficam mais de 10°C acima da média

Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e temperaturas entram em declínio em parte do Estado

03/07/2012 07:53:00

Por: Deliane Assis

Uma grande massa de ar seco toma conta do Brasil, situação típica do inverno. O que não tem sido típico da estação é a temperatura muito elevada. Ontem, a máxima chegou aos 33°C no Rio de Janeiro (sendo que a média desse mês é de 25,3°C), 31°C em Porto Alegre (para uma média de 19,7°C), 31°C também em Florianópolis (para uma média de 20,4°C) e a quase 27°C em São Paulo (contra uma média de 21,8°C).

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, como nenhuma frente fria chega ao Brasil há pelo menos 10 dias, o ar quente do norte do país avançou na direção do Sul e Sudeste, gerando esse calor fora de época.

"Para falar que não há nenhuma frente fria sobre o país, existe uma que está desde ontem entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai", diz o meteorologista. Inclusive, a temperatura despencou em parte do Estado. Em Jaguarão, por exemplo, depois de uma máxima de 23°C às 2h da madrugada desta segunda-feira, a temperatura foi caindo ao longo do dia e chegou aos 10°C com sensação de 4°C à noite.

Hoje, o dia começou com temperatura de 8°C e sensação de 2°C em Canguçu e de 9°C com sensação de 3°C em Dom Pedrito. Em Santa Maria, uma das cidades mais quentes do Estado, depois da temperatura de 27°C às 21h de ontem, a terça-feira começa com temperatura na casa dos 15°C. Ontem, fazia 24°C no mesmo horário.

Últimas notícias

Buscar notícias