Jornal do Tempo | Notícias

Chuva perde intensidade no Nordeste nesta semana

Se comparado com os últimos dias, o volume de chuva diminui no Nordeste nesta semana. A chuva não cessa completamente e as temperaturas seguem elevadas.

08/04/2019 10:57:00

Por: Redação Somar

A chuva volumosa da última semana causou transtornos no Nordeste principalmente em áreas próximas à costa norte entre Maranhão, Piauí, Ceará. Isso acontece devido a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), fenômeno comum em trazer chuva nesta época do ano e outras áreas de instabilidade.

O grande destaque deste semana é a diminuição de chuva – se comparado com os últimos dias – até mesmo na faixa norte da Região Nordeste. Não significa ausência de chuva, e sim, que os volumes ao invés de 100 mm, variam entre 50 e 70 mm no decorrer dos próximos dias.

Como fica o tempo nos próximos dias?
Na segunda-feira (08), o tempo fica firme no interior da Bahia, mas mesmo assim pancadas de chuva chegam até o final do dia no oeste e leste do estado baiano. Uma boa notícia é que áreas de instabilidade em níveis mais altos da atmosfera podem provocar chuva no sertão de Pernambuco.

Na terça-feira (09) segue a expectativa de chuva isolada na Bahia e as temperaturas ficam elevadas em toda a Região. Há previsão de chuva forte no interior do Maranhão e Piauí com acumulados que podem chegar aos 30 mm.

Na quarta-feira (10) as instabilidades perdem força especialmente na faixa leste nordestina, mas a chuva ainda não cessa completamente. Entre o Maranhão e o Ceará não são esperados acumulados muito elevados, porém a chuva segue abrangente devido a combinação de ventos em altos níveis da atmosfera e a atuação da ZCIT.

Últimas notícias

Buscar notícias