Jornal do Tempo | Notícias
Anos de El Niño têm aumento no número de quedas de raios
Brasil é o campeão em número de raios pelo mundo; saiba como se formam.
07/03/2019 10:55:00
Por: Redação Somar
Se num verão normal a ocorrência de tempestades preocupa no Brasil, em anos de El Niño a atenção precisa ser redobrada, pois o número da formação de nuvens profundas aumenta nestes períodos. E por que isso acontece?
O combustível para formação de uma grande nuvem de tempestade como a Cumulonimbus é a combinação do calor e da umidade. Em verões com El Niño (mesmo fraco, como o que estamos vivendo em 2019), toda a camada de ar da troposfera fica mais quente do que o normal.
Logo, há condições propícias para formar mais nuvens profundas nestes períodos. Nestas nuvens se vêem ao mesmo tempo chuva forte, granizo, trovoadas e rajadas de vento.
Raios no Brasil
O Brasil é um País tropical e uma das principais características deste tipo de clima é a formação frequente de tempestades. Suas dimensões continentais fazem com que o Brasil seja um dos países de maior ocorrência de raios no mundo: estudos realizados pelo Grupo de Descargas Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) indicam que cerca de 50 milhões de raios atinjam o solo brasileiro a cada ano.
A ocorrência de raios tem aumentado significativamente sobre grandes áreas urbanas devido ao fenômeno conhecido como “ilha de calor” – aquecimento provocado pela urbanização. Segundo o ELAT/INPE, a incidência de descargas atmosféricas só tem aumentado nos últimos anos, e a tendência é de que ocorra um acréscimo ainda maior nas próximas décadas, face ao aquecimento do planeta.
Como se formam os raios?
A descarga atmosférica ou raio é um fenômeno natural que consiste numa corrente elétrica muito rápida e muito intensa, formada por causa do movimento das partículas geralmente numa nuvem profunda de tempestade.
O rápido movimento de elétrons de um lugar para outro na nuvem faz com que se acumulem cargas elétricas de mesmo valor na nuvem, geralmente por causa dos violentos ventos ascendentes e descendentes dentro da nuvem.
Quando a carga no solo, na atmosfera ou em outra nuvem é contrária, é formado um campo elétrico. Quando o campo elétrico é suficiente para ionizar os átomos do ar e acelerar os elétrons, nasce uma corrente elétrica que consegue vencer a resistência do ar ao seu redor, gerando energia em forma de calor, luz (relâmpago) e som (trovão).
Os tipos de raios
Existem basicamente dois tipos de raios: intranuvem e nuvem-solo. Raios intranuvem são normalmente visíveis apenas como um clarão no céu e correspondem a cerca de dois terços do total de descargas atmosféricas na nuvem. Já o nuvem-solo é o raio que chega efetivamente à superfície terrestre. De formas mais raras, existem raios solo-nuvem e nuvem-atmosfera.
Cuidados
- Não permaneça na rua ou em locais abertos durante tempestades, principalmente se estiver segurando objetos metálicos que atraem a descarga. Evite aproximação com linhas telefônicas, tomadas, janelas e estruturas metálicas.
- Durante uma tempestade, não mexa no celular enquanto ele estiver carregando. Quando a rede elétrica é atingida por um raio, ela de propaga pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada. O mesmo principio vale para o telefone com fio, chuveiro e torneira elétrica.
- Evite campos abertos como áreas agrícolas, praias, estacionamentos e campos de futebol. Locais assim costumam ser alvos dos raios, por isso é importante sair imediatamente destes locais quando começar uma tempestade. A mesma regra vale para cordilheiras, topos de morros e prédios.
- Desligue da tomada eletrodomésticos e eletroeletrônicos, evitando que eles queimem devido uma tensão na rede elétrica.
Últimas notícias
- 6/5/2019Chuva e queda de temperatura no RS
- 10/4/2019Abril de 2019 é o mais chuvoso em 9 anos na capital fluminense
- 8/4/2019Florianópolis tem a tarde mais fria no domingo (07)
- 8/4/2019Chuva perde intensidade no Nordeste nesta semana
- 8/4/2019Semana segue chuvosa e com temperatura amena em SP
- 25/3/2019SP: Semana de muito sol e pouca chuva
- 19/3/2019Outono começa com diminuição da temperatura no Sul e Sudeste
- 7/3/2019Anos de El Niño têm aumento no número de quedas de raios
- 6/3/2019Risco de temporais, além de diminuição de temperatura no RS
- 6/3/2019Mato Grosso registra mais 6 mil focos de queimadas em 2 meses
- 6/3/2019SP e RJ com cara de verão nos próximos dias
- 1/3/2019Carnaval no Nordeste com sol e pancadas de chuva
- 1/3/2019Previsão do tempo para os desfiles de SP e RJ
- 25/2/2019Risco de chuva forte entre Rio Grande do Sul e Paraná
- 12/2/2019Risco de chuva forte e volumosa no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13)