Jornal do Tempo | Notícias

Carnaval no Nordeste com sol e pancadas de chuva

O carnaval 2019 será marcado por muito sol, calor e também pancadas de chuva em praticamente toda a Região Nordeste.

01/03/2019 10:32:00

Por: Redação Somar

Alguns sistemas meteorológicos irão influenciar o tempo na Região Nordeste nos próximos dias de folia de carnaval. São eles: ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que deixa o tempo mais instável entre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará e o VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) que provoca chuva no oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Ceará.

Na costa lesta nordestina onde está Salvador, Olinda e Recife, destinos muito procurados durante o carnaval, são os ventos úmidos que sopram do oceano que podem favorecer a formação de nuvens carregadas. Nestas áreas há expectativa de chuva durante os dias de festa, mas nada que estrague a diversão.

Sábado (02)
As temperaturas ficam elevadas entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte com máximas que passam de 30°C durante o período da tarde. Há expectativa de chuva muito isolada no leste nordestino. A instabilidade fica concentrada entre o Maranhão e Ceará, com chuva mais volumosa no interior do Maranhão e do Piauí.

Domingo (03)
No domingo (03), as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia no interior e no norte da Região Nordeste. Na faixa leste de Salvador à Recife ocorrem bons períodos de sol e chove à partir da tarde, com baixos volumes de no máximo 20 mm.

Segunda-feira (04)
O que muda na segunda-feira (04), é que a chuva promete ser mais volumosa logo durante as primeiras horas do dia em Salvador, podendo acumular mais de 20 mm. A instabilidade também aumenta no interior do Rio Grande do Norte.

Terça-feira (05)
Terça-feira (05) ainda com tempo muito abafado em toda a Região. Há possibilidade de chuva isolada entre o litoral da Bahia e de Pernambuco, sem grande intensidade. Inclusive há condições para a formação de nuvens de chuva em toda a Região.

Previsão estendida
Nos próximos dias, as temperaturas seguem elevadas e as pancadas de chuva podem acontecer em todos os Estados da Região. No entanto, a chuva que acontece será fraca e com baixo volume de água.

Últimas notícias

Buscar notícias