Jornal do Tempo | Notícias

Risco de chuva forte e volumosa no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13)

Uma frente fria avança provocando temporais com grandes acumulados no RJ. A chuva pode começar na madrugada e se estender durante quarta-feira (13).

12/02/2019 15:59:00

Por: Redação Somar

Grandes acumulados de chuva podem ser observados novamente no Rio de Janeiro entre a madrugada desta terça-feira (12) e a quarta-feira (13). Uma frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil organizando um corredor de umidade que favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.

As áreas que podem receber os maiores acumulados são o litoral norte de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, além da capital, inclusive nas áreas mais vulneráveis de morros e encostas. São esperados mais de 100 mm, o que representa um volume de água muito alto, além de rajadas de vento em torno de 70 km/h.

As pancadas de chuva podem começar já na madrugada de terça e serem intensas pela manhã da quarta-feira. Por conta do excesso de nebulosidade a temperatura diminui e a máxima prevista é de apenas 26°C na capital. A semana que começou com máximas na casa dos 38°C terá uma diminuição de mais de 10 graus.

A expectativa é de que a frente fria avance por todo o Rio de Janeiro. Com o avanço do sistema, até o fim da quarta-feira podem ocorrer temporais também no norte do Estado. Portanto, todo o Rio de Janeiro fica sujeito à chuva forte e possibilidade de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Risco de ressaca no litoral
Com a passagem deste sistema frontal o mar fica agitado. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca com ondas de 2,5 metros entre Cananéia (SP) até Arraial do Cabo (RJ). O alerta é valido entre a manhã do dia 13 até a manhã do dia 14.

Medidas da prefeitura do Rio
Devido a previsão de chuva forte a prefeitura do Rio de Janeiro tomou algumas medidas no intuito de prevenção. As escolas da cidade funcionarão na quarta-feira (13) em meio expediente, até o meio-dia. Durante coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Crivella destacou que a cidade deve passar por mais um evento que “inspira cuidados”.

“A prefeitura vai estar com milhares de funcionários de plantão, as medidas de segurança serão anunciadas pelo Paulo Messina. Queria fazer um apelo: pessoas que vivem nas encostas do Rio de Janeiro, sobretudo as mais íngremes, saiam dessas áreas, pois são as áreas mais perigosas”, garantiu Crivella.

Como fica o tempo nos próximos dias?
Na quinta-feira (14) a frente fria se afasta do Sudeste, mas uma área de baixa pressão atmosférica se forma na costa da Região. No litoral desde o sul paulista até o Rio de Janeiro, a expectativa é de céu nublado, chuva
a qualquer momento e temperaturas amenas.

Pelo menos até o fim de semana o tempo fica bastante instável intercalado por períodos de melhoria. No sábado (16) retornam as condições de chuva mais volumosa – em torno de 50 mm – e as temperaturas voltam a diminuir novamente.

Últimas notícias

Buscar notícias