Jornal do Tempo | Notícias

Chuva diminui no Sul no domingo (20)

Até o fim do mês, a expectativa é de que a a chuva perca força na região Sul

18/01/2019 14:53:00

Por: Paula Nobre

A condição de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico Sul fez com que as frentes frias ficassem mais concentradas na Região Sul do país e, com as áreas de instabilidades sendo alimentadas pelo escoamento de umidade vindo da Amazônia, o resultado foi vários pontos alagados e cidades decretando estado de emergência.

Desde a semana passada, treze cidades entraram em estado de emergência, como por exemplo Dom Pedrito (RS) e Alegrete (RS), onde na quinta-feira (10) choveu de forma tão intensa que o acumulado diário passou dos 200 milímetros, segundo as estações automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Ao longo dessa semana, a chuva enfraqueceu um pouco, mas não deixou de provocar alagamentos e transtornos.

Quando a chuva diminui?

Neste domingo (20), com a desconfiguração do bloqueio atmosférico, as frentes frias finalmente voltam a se deslocar até a Região Sudeste do Brasil e, em consequência, o Sul do país ganha uma trégua e retorno do tempo mais firme.

Até o final do mês a chuva promete diminuir, com ocorrência de pancadas isoladas e de curta duração, provocadas principalmente pelo efeito do aquecimento diurno.

Ainda assim, o mês de janeiro deve terminar com várias cidades do oeste e região de Campanha, com chuva acima do esperado para o mês.



Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Últimas notícias

Buscar notícias