Jornal do Tempo | Notícias

Semana de tempo quente e úmido no Sudeste

O padrão de sol e calor mantém as temperaturas elevadas, com pancadas de chuva rápidas entre o sul de Minas Gerais e leste de São Paulo.

14/01/2019 13:35:00

Por: Paula Nobre

O padrão desta época do ano é de sol na maior parte do dia, calor e pancadas de chuva no fim da tarde.

E é essa condição que vai predominar ao longo desta semana em todo o Sudeste.

Uma espécie de bloqueio atmosférico impede o avanço das frentes frias do Sul para o Sudeste e com isso a chuva que ocorre é bem isolada.

Acumulado de chuva e queda de granizo

Os maiores acumulados nas últimas 24 horas, foram observados na região metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial na Zona Leste da capital paulista, segundo dados das estações do CEMADEN e da Prefeitura, com valores que oscilavam entre 30 e 50mm.

Além disso, nessas mesmas regiões, munícipes relataram até queda de granizo, como nas cidades de Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, e na zona leste da capital paulista, no Parque São Rafael.

Houve queda de granizo no sábado (12) à tarde entre as divisas
de São Paulo e Minas Gerais, como em Andradas (MG) e em Santo Antônio do Jardim (SP).

No primeiro municípios as pedras de gelo danificaram até as plantações de rosas.

Em Ribeirão Preto (SP) na tarde deste sábado (12), o temporal com granizo provocou alagamentos e queda de árvores, que interditaram ruas e avenidas, principalmente na Zona Norte.

Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não há feridos ou desabrigados.

Previsão do tempo

Na segunda-feira (14), parte do centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Rio de Janeiro ficam sob a influência de uma massa de ar mais seco, o que mantém o tempo firme, quente e ensolarado.

Por outro lado, as demais áreas do Sudeste ainda têm uma condição para tarde quente e pancadas e chuva passageiras no fim de tarde.

A chuva é mais isolada do que nos dias anteriores, mas ainda não
se descarta eventual queda de granizo no interior paulista.

Na terça-feira (15) o tempo fica firme e com pouca chance de chuva entre os estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Em todas as demais áreas do Sudeste as nuvens carregadas ganham força entre a tarde a e noite e provocam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, apesar de pontuais.

Há risco para transtornos nos grandes centros urbanos. Antes da chuva o destaque é o calor em todos os estados, com máxima que passam facilmente dos 30°C.

Na quarta-feira (16) o risco para temporais de fim de tarde é maior no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e oeste de Minas, inclusive com potencial para queda de granizo.

Nas demais áreas da Região também chove, mas de maneira bem mais pontual e rápida. Os volumes não são elevados pelo Sudeste.

Antes da chuva chegar faz calor e à tarde será abafada.

Para os próximos dias, o padrão tropical de sol e calor continua mantendo as temperaturas elevadas em todo o Sudeste e com condições para pancadas de chuva rápidas, principalmente, entre o sul de Minas Gerias e faixa leste de São Paulo.

A chuva retorna, de forma isolada, para o estado fluminense
a partir de quinta-feira (17).

Últimas notícias

Buscar notícias