Jornal do Tempo | Notícias

Previsão do tempo para o Ano Novo

Na hora da virada são esperadas pancadas de chuva mais ao interior do Brasil; Já nas praias, expectativa de tempo firme em grande parte da faixa litorânea.

28/12/2018 11:33:00

Por: Redação Somar

O ano de 2018 se despede bastante quente e úmido em grande parte do Brasil. A grande disponibilidade de calor e de umidade no ar e a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera facilitam a formação de nuvens carregadas no interior do Brasil. Já nas praias, há expectativa de muito sol e pouca chuva!

Região Sul
No sábado (29) uma frente fria se afasta em direção ao oceano, porém áreas de instabilidade persistem em algumas áreas. As pancadas de chuva são fracas e isoladas desde o centro gaúcho até o Paraná. Somente no sul do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina e o calorão continua em toda a região.

No domingo (30), a sensação de calor persiste nos três estados e as pancadas de chuva entre Santa Catarina e Paraná acontecem principalmente a partir tarde. Já no Rio Grande do Sul, a chuva acontece a qualquer hora do dia especialmente na fronteira oeste gaúcha e região da campanha.

Hora da virada
Entre segunda (31) e terça-feira (01), véspera e feriado de ano novo, o calor predomina e a expectativa de chuva na hora da virada é muito baixa.

Região Sudeste
Durante o sábado (29) o tempo segue instável com risco de chuva forte e trovoadas em Minas Gerais e Espírito Santo. Já entre São Paulo e Rio de Janeiro – incluindo as praias destes estados – a instabilidade diminui e são esperados bons períodos de sol com temperaturas em elevação.

No domingo (30) o tempo segue firme entre a faixa leste paulista e o Rio de Janeiro. No interior paulista, a expectativa é de chuva fraca e isolada e o calor predomina em grande parte da Região Sudeste. Apenas entre Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo mais fechado mantém as temperaturas amenas.

Hora da virada
Os próximos dias seguem com muita chuva prevista para o Espírito Santo e norte de Minas Gerais, inclusive na hora da virada. Já em São Paulo, faixa litorânea, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro têm expectativa para uma virada com tempo firme e abafado.

Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade influenciam o tempo na Região Centro-Oeste. Durante o sábado (29) há previsão de pancadas de chuva de forma mais intensa a qualquer hora do dia entre Goiás e faixa leste e sul de Mato Grosso. Nas demais áreas da região, como Mato Grosso do Sul e Brasília, as pancadas somente acontecem a partir da tarde, após uma tarde de sol e tempo abafado.

Durante o domingo (29) o calor segue predominando e a possibilidade de chuva também, por influência de fortes ventos no alto da atmosfera. A chuva será mais forte e com trovoadas entre o oeste de Goiás e leste de Mato Grosso.

Hora da virada
Até o Ano Novo a previsão é de chuva para o Centro-Oeste, principalmente entre as tardes e noites. Na hora da virada não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas e que podem ser acompanhadas de ventos moderados. As temperaturas seguem em elevação nos próximos dias, inclusive em Goiás.

Região Nordeste
Os ventos em altos níveis da atmosfera e ventos que sopram do mar contra a costa, favorecem a formação de nuvens carregadas em áreas no interior nordestino e faixa norte da Região Nordeste. Ou seja, são esperadas pancadas de chuva entre grande parte da Bahia até o Maranhão e norte do Ceará. Nas demais áreas, nas praias entre o Rio Grande do Norte e Aracaju, o tempo segue firme e ensolarado. Mesmo com ou sem chuva, o dia será quente e abafado.

Durante o domingo (30) as áreas de instabilidade avançam pelo interior da região. Chove entre grande parte da Bahia – especialmente oeste e sul do estado -, Maranhão, Piauí e norte do Ceará. Nas demais áreas nordestinas, o sol predomina e o tempo segue firme.

Hora da virada
Na hora da virada do ano, a chuva deve se concentrar mais entre o Maranhão e o oeste da Bahia. Nas demais áreas, em todas as praias da faixa leste, tempo firme e abafado.

Região Norte
A combinação de calor e umidade provocam pancadas de chuva em diversas áreas da Região Norte. A nebulosidade predomina em Rondônia, no Acre e no interior do Amazonas. No Tocantins pode chover forte durante o sábado (29) e as temperaturas seguem elevadas em toda a região.

Domingo (30) de chuva em toda a região nortista. Os períodos de sol entre a manhã e a tarde aumentam a sensação de calor, e assim potencializam as pancadas de chuva no final do dia em todos os estados.

Hora da virada
Entre segunda e terça-feira (01) o tempo segue quente e abafado. Por isso a chuva ocorre em grande parte da Região. Apenas em Roraima é que o sol volta a predominar e não chove na hora da virada.

Últimas notícias

Buscar notícias