Jornal do Tempo | Notícias

Dezembro começa com sensação térmica negativa na Região Sul

O primeiro domingo do mês registrou a menor temperatura máxima em 6 anos para um mês de dezembro na capital gaúcha.

03/12/2018 16:36:00

Por: Redação Somar

O mês de dezembro começou gelado no Sul do país. O avanço de uma massa de ar frio após a passagem de uma frente fria fez com que as temperaturas despencassem.

Segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), fez 23,4°C de máxima em Porto Alegre (RS) no domingo (02), uma diferença de 4,2°C com relação à máxima registrada no sábado (01), além de ser 6,1°C abaixo da climatologia de temperatura máxima para um mês de dezembro (29,5°C).

O destaque não para por aí, ontem (02) foi o dia que teve a menor temperatura máxima em 6 anos para um mês de dezembro na capital gaúcha, perdendo para o ano de 2012 com 21°C no dia 27/12.

Vale ressaltar que a menor temperatura máxima registrada em Porto Alegre em um mês de dezembro foi de 19,7°C em 31/12/1977.

Fez bastante frio também na madrugada/manhã de hoje no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com direito a sensação negativa e possibilidade de ocorrência de geada na serra catarinense.

Pelo EPAGRI/CIRAM fez apenas 1°C em Urupema, com sensação de -4,9°C. Em Urubici, a mínima foi de 3°C, com a mesma sensação.

Pelo INMET fez 3,8°C com sensação de -0,7°C em Morro da Igreja (SC), 5,8°C com sensação de 2,1°C e São José dos Ausentes (RS), 6°C com sensação de 3,4°C em Bagé (RS) e 6°C com sensação de 2,8°C em São Joaquim (SC).
Frio persiste

No decorrer da semana as temperaturas não sobem muito no Sul do país, ainda sob a influência da massa de ar frio empurrada por ventos que sopram do quadrante sul.

Para os próximos dias, a expectativa é de madrugadas com temperaturas mínimas que variam entre 9 e 12°C na maior parte da região, enquanto que no período da tarde, as máximas previstas também são amenas, variando entre 21 e 24°C especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Já no Paraná faz calor com máximas de até 30°C no interior do estado.

Últimas notícias

Buscar notícias