Jornal do Tempo | Notícias

Previsão para o feriado 15 de novembro

O feriado será marcado por sol, calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil. Confira!

14/11/2018 17:16:00

Por: Paula Nobre

O feriadão prolongado da Proclamação da República é nesta quinta-feira, 15 de novembro, e muita gente aproveita para emenda até o domingo e curtir os 4 dias de folga. Veja como o fica o tempo em sua região de destino:

REGIÃO SUL

Depois de um início de semana com tempo mais instável e chuva volumosa no Rio Grande do Sul, o feriadão da Proclamação da República será de tempo firme com céu claro e poucas nuvens. O destaque se dá pelas temperaturas em elevação e o calor garantido, inclusive para quem vai viajar .

No Estado de Santa Catarina, ainda há chance de pancadas de chuva rápidas e isoladas durante a quinta-feira de feriado, mas com a frente fria mais afastada, o sol volta a predominar na sexta-feira (16)e as temperaturas sobem, o que garante tempo agradável para quem for curtir o feriado no litoral.

Já no Paraná, depois de dias com temperaturas elevadas e tempo firme, o sistema frontal que causou chuva no Rio Grande do Sul avança pelo Estado paranaense, garantindo um feriado de tempo instável, com chuva volumosa na faixa leste e também no norte do Estado.

O tempo muda no final de semana: uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul entre a tarde de sábado (17) e começo do domingo (18). As instabilidades começam pela fronteira oeste e sul gaúchas, com condições para temporais.

No domingo, o sistema avança e espalha chuva pelos três Estados. As temperaturas diminuem consideravelmente se comparada aos dias anteriores, após a passagem da frente fria.

REGIÃO SUDESTE

No Sudeste, dias quentes com temperaturas elevadas foram os destaques desse início de semana. No entanto, uma frente fria avança pela costa de São Paulo e muda o tempo no feriado.

Novas instabilidades se formam e levam chuva volumosa desde o litoral paulista até a capital carioca. Inclusive, nas serras fluminenses, há risco para temporais entre a noite de quinta e sexta-feira, persistindo durante essa sexta-feira.

A quinta-feira tem tempo fechado com chuva intermitente no litoral paulista, mas ainda será muito aproveitável nas praias cariocas e capixabas. Inclusive no interior de São Paulo, risco de chuva forte com descargas elétricas.

Já na sexta-feira, a chuva ganha intensidade e o dia fica nublado com chuva intermitente nas praias cariocas. Entre o Espírito Santo e Minas Gerais, as instabilidades são mais localizadas, com chances de trovoadas rápidas, com exceção para o leste e capital mineira, onde a sexta-feira ainda será chuvosa.

Com o avanço da frente fria, as instabilidades perdem força rapidamente, permitindo maior abertura do sol a partir do sábado. Entretanto, não são descartadas pancadas de chuva isoladas em toda a região.

CENTRO OESTE

A chuva ganha intensidade no Centro Oeste nesse feriado. Novas áreas de instabilidades ganham força sobre Mato Grosso do Sul e gera condições para chuva volumosa em todo o Estado. Vale lembrar que a chuva é pontual, e mais predominante na faixa sul e oeste.

Tempo instável também com chuva intermitente em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Por conta das temperaturas elevadas, o tempo fica bastante abafado.

Durante o final de semana, pouca coisa muda: a chuva continua presente em forma de pancadas isoladas, mas com volumes menos expressivos nos três estados. Temperaturas seguem elevadas, condizente com a época do ano.

REGIÃO NORDESTE

Já no nordeste, o calorão é garantido durante todos os dias do feriado. As praias nordestinas, que recebem grande quantidade de turistas nessa época do ano, tem previsão de muito sol e temperaturas elevadas.

Pode até chover pela manhã, mas são pancadas localizadas e passageiras. No interior da região, há chances de chuva isolada em forma de pancadas no interior baiano e sul do Maranhão.

REGIÃO NORTE

O tempo fica instável no Norte do Brasil, com chuva em todos os estados, inclusive no Amapá. Os maiores acumulados ainda ocorrem no interior do Amazonas, mas mesmo assim a chuva ocorre alternada por períodos de tempo mais firme.

O sol aparece e ajuda a elevar as temperaturas, mesmo com previsão de chuva. Durante todos os dias do feriado, a condição é para chuva nos estados nortistas, mas com temperaturas elevadas, o que gera sensação de tempo abafado.

Últimas notícias

Buscar notícias