Jornal do Tempo | Notícias

Previsão de chuva volumosa em Brasília

Falta pouco para o volume de chuva superar a média na Capital do Distrito Federal e a previsão é de mais chuva nos próximos dias.

13/11/2018 14:10:00

Por: Redação Somar

Desde a segunda quinzena de outubro a chuva voltou a ganhar intensidade em áreas ao norte do estado de Goiás, inclusive em Brasília, capital do Distrito Federal.

A formação de um corredor de umidade vindo da região Amazônica e um sistema de baixa pressão atmosférica formado na região, foram os responsáveis pelo retorno das chuvas.

Novembro
Falta pouco para o volume de chuva superar a média em Brasília, o acumulado durante esses primeiros treze dias do mês já é de 168,8 mm, enquanto a média climatológica fica em torno de 22,6,9 mm.

Transtornos como alagamentos, formação de buracos nas vias, acidentes de trânsito e bloqueio de acessos pela Defesa Civil, foram registrados na região por causa da chuva.

Previsão do tempo para os próximos dias
A umidade e calor que chegam à região ainda serão o combustível para mais instabilidades, muitas descargas elétricas, ventos intensos e chuva volumosa.

Em Brasília o volume de água pode passar dos 100 mm entre os dias 13 e 17 de novembro. As pancadas ocorrem preferencialmente durante as tardes, após manhãs quentes e abafadas.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
A combinação de calor extremo e umidade vinda da região Norte também provoca pancadas de chuva entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente na divisa entre Mato Grosso e Goiás e nas áreas de fronteira com o Paraguai.

Apenas o nordeste dos dois estados ficam com condição de tempo mais estável, apenas com pancadas isoladas.

O calor é ainda mais intenso no oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com máximas que variam de 30 até 36°C.

Previsão estendida
A expectativa ainda é de muita chuva até o fim do mês, principalmente em áreas do norte de Goiás e sobre o Distrito Federal, o acumulado pode ultrapassar os 200 mm até o fim do mês.

Últimas notícias

Buscar notícias