Jornal do Tempo | Notícias

Sol predomina na Região Sul

Semana de sol e tempo firme no Sul do Brasil com temperaturas elevadas no interior da Região.

05/11/2018 15:55:00

Por: Redação Somar

Após o mês de outubro fechar com chuva acima da média em diversas cidades da Região Sul, como na capital Curitiba, novembro começa sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.

A semana será marcada pelo predomínio de sol e calor no interior dos três Estados, os termômetros podem se aproximar dos 30°C. Apenas na faixa leste, do litoral gaúcho ao paranaense, é que há expectativa para maior variação de nebulosidade e temperaturas mais baixas.

Durante a terça-feira (06) há condições de chuva fraca e isolada no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. Além disso, também podem ocorrer rápidas pancadas de chuva no noroeste do Rio Grande do Sul.

Nebulosidade aumenta em Porto Alegre na quarta-feira (07)
Os ventos úmidos que sopram do mar vão se intensificar e influenciar o tempo na faixa leste da Região Sul. Vão ocorrer rajadas de vento, a nebulosidade aumenta e a temperatura sofre uma leve queda na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Atenção para o próximo domingo (11) e segunda-feira (12), pois os temporais retornam ao Rio Grande do Sul.

Como será o mês de Novembro?
Depois de um inicio de primavera com muita chuva na Região Sul, fruto do aquecimento do oceano Pacífico, a chuva torna-se menos frequente neste segundo terço de estação.

Trata-se de algo normal, já que o aparecimento de sistemas tropicais sobre o centro e norte do Brasil faz com que a umidade da Amazônia não fique completamente concentrada sobre o Sul.

As últimas simulações mostram desvios negativos mais persistentes sobre o Paraná. Porém, isto não implicará em ausência completa de chuva.

Posteriormente, esperam-se precipitações mais espaçadas e com menor acumulado. Isto também implicará maiores períodos de calor. A temperatura ainda não será persistentemente elevada, mas o calor predominará por mais tempo nos três Estados.

Em dezembro, boa parte da Região receberá chuva próxima ou acima da média com desvios positivos mais significativos sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Por outro lado, a fronteira com o Uruguai será a área com acumulado mais próximo da média.

Últimas notícias

Buscar notícias