Jornal do Tempo | Notícias

Previsão de mais chuva e ventania para a Região Sul

Novembro começa com tempo instável sobre a maior parte da região Sul do Brasil. Na costa gaúcha, os ventos ficam intensos com rajadas acima de 50 km/h.

31/10/2018 14:19:00

Por: Redação Somar

A noite de terça e início de quarta-feira (31) começou com muitos transtornos relacionados a chuva na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. O que provocou essa chuva?

Uma nova frente fria na costa sul do Brasil e uma área de baixa pressão na altura do Paraguai causaram instabilidades desde o início da noite de ontem (30) na fronteira oeste gaúcha.

Foram registrados acumulados elevados de chuva, ventania, descargas elétricas e até granizo, em diversas cidades gaúchas, catarinenses e do oeste do Paraná. O estado é de alerta principalmente para faixa norte do estado gaúcho.

Segundo informações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, onze municípios foram atingidos, como Alegrete, São Gabriel, Santa Cruz do Sul. Houve destelhamento parcial de residências, queda de postes, falta de energia elétrica, queda de árvores, pontos com enxurrada e pessoas desalojadas.

A chuva avançou por Santa Catarina e metade sul do Paraná, registrando rajada de quase 100 km/h em São Miguel do Oeste (SC) e 85 km/h em Dois Vizinhos, no sul do Paraná. Já chove também na Capital Curitiba.

Como fica o tempo nos próximos dias?
O mês de novembro começa com tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Sul do Brasil. A frente fria segue avançando e ainda mantêm as nuvens mais carregadas.

Vale destacar que a área de baixa pressão atmosférica também atua próxima do Paraguai, organizando nuvens mais carregadas e com potencial para chuva forte no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, isso já durante as primeiras horas do dia dessa quinta-feira (01).

A frente fria se afasta para norte e uma massa de ar mais frio avança pelo Sul do pais, provocando uma leve queda nas temperatura. O tempo volta a ficar firme no extremo sul e oeste gaúcho.

Feriado de Finados
Já para o feriado, a previsão diverge da expectativa de tempo aberto aos sulistas. Infelizmente, durante o feriado a previsão é de retorno da chuva sobre toda a região Sul devido instabilidades no alto da atmosfera e também pelo centro de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

A frente fria se afasta e diminui o risco de chuva forte. Porém, no fim do dia, com a aproximação de novas áreas de instabilidades a chuva volta a ganhar intensidade no centro-sul do Rio Grande do Sul.

Inclusive, na costa gaúcha, os ventos ficam intensos com rajadas acima de 50 km/h. O mar fica agitado por todo o litoral, como na costa de Santa Catarina.

No Paraná, o tempo fica mais fechado e o predomínio é de céu nublado com chuva leve e intermitente, inclusive na Capital. As temperaturas seguem em queda em relação ao dia anterior ainda sob o efeito do avanço de uma massa de ar frio.

Tempo firme apenas no domingo (04)
Durante o sábado a chuva se afasta do Rio grande do Sul e leva os temporais à Santa Catarina e Paraná. É somente no domingo que o tempo começa aficar mais estável em toda a Região Sul por conta do afastamento da frente fria e dissipação do sistema a de baixa pressão.

Últimas notícias

Buscar notícias