Jornal do Tempo | Notícias

Frente fria leva chuva para o norte de MG, ES e sul da BA

Frente fria organiza nuvens carregadas e mantém o tempo instável no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.

29/10/2018 11:10:00

Por: Redação Somar

A semana começou com a formação de um corredor de umidade desde a Amazônia até as áreas mais centrais do país, que organiza nuvens carregadas e mantém o tempo instável sobre a maior parte das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

A manhã de segunda-feira (29) foi marcada por pancadas de chuva especialmente em áreas do norte mineiro e interior baiano, com acumulados bastante expressivos e muitas trovoadas. Isso porque além do corredor de umidade, tem uma frente fria na altura do sul da Bahia alimentando ainda mais as instabilidades sobre a região.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores acumulados foram em Capelinha (MG) com 54,8 mm, Teófilo Otoni (MG) com 18,2 mm, Queimadas (BA) com 63 mm e Senhor do Bonfim (BA) com 21,6 mm.

Ao longo do dia, a expectativa ainda é de céu bastante nublado e pancadas de chuva a qualquer hora entre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, aonde os acumulados ainda podem ser bastante expressivos e com potencial para temporais, especialmente no interior de Minas Gerais.

Chuva continua nos próximos dias

Sob a influência da frente fria, a previsão é de mais chuva entre o Sudeste e Nordeste ao longo da terça-feira (30). Vale ressaltar que o dia será nublado e com pancadas de chuva a qualquer momento, onde as pancadas ainda podem ser volumosas e com potencial para temporais em áreas do centro e leste mineiro, norte do Rio de Janeiro, norte do Espírito Santo, além de boa parte da Bahia.

Durante a quarta-feira (31), último dia do mês de outubro, a expectativa ainda é de chuva especialmente entre Minas Gerais e sul da Bahia, aonde os acumulados continuam mais expressivos. As áreas em verde no mapa indicam volumes em torno de 50 mm.

A partir de quarta-feira e durante o fim de semana, a tendência é de diminuição da chuva, mas atenção, o tempo firme ainda não volta a predominar.

Há previsão para pancadas de chuva, porém de forma mais rápida e isolada devido ao afastamento das instabilidades.

Últimas notícias

Buscar notícias