Jornal do Tempo | Notícias

Ciclone provoca temporais e rajadas de vento no Centro-Sul

O fim de semana começa agitado em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com chuva, mar agitado e fortes rajadas de vento.

26/10/2018 13:22:00

Por: Redação Somar

O fim de semana começa agitado no centro-sul do Brasil devido a formação de um ciclone extratropical.

A área de baixa pressão atmosférica que atuava sobre o Paraguai e mantinha as nuvens mais carregadas sobre o Centro-Oeste, atravessa a região Sul em direção à costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este sistema também vai influenciar o tempo no Sudeste.

Sábado com formação do ciclone
O dia começa com muita nebulosidade e chuva volumosa entre Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e interior de São Paulo, já sob a influência do deslocamento do centro de baixa pressão atmosférica. O sistema que antes atuava sobre o Paraguai passa pela região Sul e se posiciona na costa entre os estados gaúcho e catarinense.

A previsão é de pancadas de chuva sobre a maior parte da região Sul durante o sábado (27). O destaque são os ventos intensos que devem atingir desde o litoral norte gaúcho até o litoral paranaense. As rajadas podem ultrapassar os 80 km/h e provocar transtornos como queda de energia, queda de árvores e destelhamentos principalmente no fim do dia.

Esse ciclone extratropical vai dar origem a uma nova frente fria que atinge o Sudeste, levando muita chuva e ventos acima de 60km/h entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além da frente fria, uma outra área de baixa pressão atmosférica atua na costa da região, aumentando a nebulosidade e o potencial para trovoadas entre a Baixada Santista (SP) e Caraguatatuba (SP).

Mar agitado desde o RS até o RJ
O ciclone extratropical deixa o mar bastante agitado, com ondas que podem atingir até 4 metros de altura. A Marinha da Brasil alerta para ressaca desde Chuí (RS) até Cabo de São Tome (RJ), persistindo até domingo à noite.

Domingo de virada no tempo
Após o avanço do ciclone extratropical e da frente fria, em direção ao oceano, o tempo começa a mudar sobre boa parte do Centro-Sul.

Quando uma frente fria vai embora é comum o avanço de uma massa de ar seco e frio logo em seguida. No domingo (28), o tempo firme volta a predominar sobre a maior parte da região Sul, sul de Mato Grosso do Sul, boa parte de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Vale destacar que o predomínio de céu claro e ensolarado ocorre apenas em áreas da faixa oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, assim como o sul do estado sul-mato-grossense.

Nas demais áreas desde o estado gaúcho até o sul mineiro, ainda há muita variação de nebulosidade ao longo do dia. No litoral ainda chove, especialmente entre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, Baixada Santista e litoral norte paulista, mas são pancadas isoladas e sem grande intensidade, influenciadas pelos ventos úmidos que sopram do mar contra à costa.

Temperatura dos próximos dias
Apesar do tempo firme voltar a predominar em boa parte do centro e sul do Brasil, as temperaturas seguem amenas.

Aliás, com o avanço da massa de ar frio, as temperaturas até caem no domingo, o que vai persistir no início da próxima semana.

Na segunda-feira (29), a expectativa é de tempo firme e sol sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas as temperaturas vão seguir em queda.

A expectativa é que as temperaturas voltem a ficar elevadas no último dia de outubro. Durante os primeiros dez dias de novembro, as temperaturas mostram menos variação e a tendência é de tardes quentes e abafadas.

Últimas notícias

Buscar notícias