Jornal do Tempo | Notícias

Chuva no Leste do Espírito Santo

Uma frente fria que está parada, mantém o tempo instável no Espírito Santo nos próximos dias

17/10/2018 15:01:00

Por: Paula Nobre

A semana começou com o tempo instável em todo o leste do Espírito Santo. Os maiores acumulados de chuva ocorreram entre Terça-Feira (17) e a manhã dessa Quarta-Teira (18).

Na capital Vitória, o acumulado das últimas horas foi de 17mm, grandes acumulados também na cidade vizinha Vila Velha e em Santa Teresa, cidade cercada de montanhas, no interior capixaba.

Além disso, ventou bastante nos últimos dias, com rajadas de vento superiores aos 40km/h.

Essas instabilidades persistem na região devido à uma frente fria que atua na altura do Estado e também por um sistema de alta pressão sobre o oceano que leva umidade e nuvens carregadas ao Estado.

Esse sistema frontal é o mesmo que passou pelo Sul do país semana passada. Ela se deslocou para norte, atingindo a costa sul do Sudeste também e agora está “parada” na divisa entre a Bahia e o Espírito Santo. Essa frente, na meteorologia, recebe o nome de frente estacionária.

Logo atrás dela, ainda sobre o oceano, há um sistema de alta pressão atmosférica, que gira no sentido anti-horário, ou seja, os ventos sobre o oceano sopram de leste e levam a umidade do oceano para a costa do Espírito Santo, adentrando um pouco além das cidades litorâneas.

O sábado começa com tempo firme na Capital, mas novas instabilidades avançam e trazem chuvas novamente para o Estado até o início da próxima semana.

Últimas notícias

Buscar notícias