Jornal do Tempo | Notícias

Retorno da chuva no interior Nordestino

Após várias semanas sem registrar um pingo de água, o interior nordestino volta a receber chuva, mesmo que de forma bastante isolada.

15/10/2018 16:53:00

Por: Paula Nobre

Com o início da primavera no Hemisfério Sul, as condições tropicais e a sazonalidade voltam a caracterizar o regime de chuva em grande parte do Brasil. E esse é o caso das áreas mais ao interior do Nordeste.

Se durante os meses anteriores a chuva ficava concentrada apenas nas áreas litorâneas e o tempo firme predominava no interior, nos próximos dias o papel se inverte.

O tempo nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, a previsão para os próximos dias é de chuva volumosa, porém isolada nos estados do Tocantins, sul do Piauí, noroeste da Bahia e oeste do Maranhão, região conhecida como Matopiba.

No litoral, também chove de forma isolada, porém, a chuva cai de forma mais fraca e com menores acumulados. Nas demais áreas na região, o tempo segue firme, com dias ensolarados e predomínio de calorão.

O que provoca o aumento de umidade?

Devido a presença de um centro de alta pressão atmosférica nos níveis mais altos da atmosfera, conhecido como Alta da Bolívia, áreas de instabilidade são induzidas próximas à superfície e facilitam a formação de nuvens carregadas.

No Nordeste, por exemplo, esse sistema é responsável pela formação de nuvens isoladas e com um grande potencial de chuva. Essas pancadas geralmente ocorrem em um pequeno intervalo de tempo e provocam grandes acumulados, acompanhados de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Últimas notícias

Buscar notícias