Jornal do Tempo | Notícias

Fortes Temporais em MS, SP, PR e SC

Temporais com a presença de descargas elétricas e até mesmo granizo, são os destaques para parte da região Centro-Sul do país.

08/10/2018 14:04:00

Por: Paula Nobre

Outubro iniciou com chuva na faixa que vai desde o sul do Mato Grosso do Sul, até o litoral sul de São Paulo.

Com o início da estação de primavera, houve o retorno das condições tropicais em praticamente todo o Centro-Sul do país.
Isto é, com o aumento da insolação solar em superfície e uma intensificação do escoamento de umidade vindo da Amazônia, houve também o aumento da frequência das pancadas de chuva durante o dia, principalmente no período da tarde e início da noite.

Além disso, com o rompimento de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico Sul no começo do mês, as frentes frias agora conseguem avançar para áreas mais ao norte do Centro-Sul do país, como o sul do estado de São Paulo e o sudeste do Mato Grosso do Sul.

Essa mudança de padrão começou a ser observada já na semana passada, quando uma frente fria avançou em direção a Região Sudeste e provocou acumulados acima dos 70 mm principalmente na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, segundo as estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Como fica o tempo para os próximos dias?

A previsão para os próximos dias ainda é de chuva, com maiores acumulados sobre o sul do Mato Grosso do Sul e oeste dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A partir dessa terça-feira (09), um centro de baixa pressão atmosférica localizado sobre o Paraguai e a passagem de uma frente fria serão responsáveis por organizar áreas de instabilidade em praticamente toda a Região Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste do país.

Essas instabilidades são alimentadas pelo escoamento de umidade vindo da Região Norte e, em consequência, a chuva ocorre em grandes acumulados, com a presença de descargas elétricas e até mesmo granizo.

Últimas notícias

Buscar notícias