Jornal do Tempo | Notícias

Sul: geada, tempo firme e chuva forte marcam o fim de semana

Há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e temporais no sul e oeste do Paraná

05/10/2018 15:59:00

Por: Redação Somar

Após vários dias com temporais e queda de granizo no Sul do país, a expectativa é de mudanças no tempo durante este fim de semana.

A influência de uma massa de ar deixa o tempo firme na região Sul e apesar do retorno do sol, vale ressaltar que este sistema vem acompanha por ventos que sopram do quadrante sul, transportando ar frio.

As primeiras horas da sexta-feira (05) já foram marcadas pela sensação de frio especialmente no Rio Grande do Sul. Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura registrada no estado gaúcho foi em Bagé – região da campanha gaúcha – com 5,8°C, ficando abaixo até mesmo de áreas da serra gaúcha como em São José dos Ausentes que registrou 6,3°C.

Em Santa Catarina, a menor temperatura registrada foi em São Joaquim com 4,9°C. No Paraná, foi em General Carneiro o registro da menor temperatura, com 7,2°C.

Ao longo do dia, o tempo continua firme em todo o Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina, mas a temperatura não sobe muito por conta da massa de ar frio. Previsão de chuva apenas em áreas do Paraná e litoral norte catarinense, mas são pancadas rápidas e sem grande intensidade.

Sábado com risco de geada
Durante o sábado (06), o tempo firme ainda predomina entre o Rio Grande do Sul e metade sul de Santa Catarina. No entanto, mesmo sem condição de chuva, o céu pode ficar bastante nublado ao longo do dia, o que ajuda a manter as temperaturas amenas.

Já nas demais áreas de Santa Catarina e em todo o estado do Paraná, as pancadas de chuva vão persistir. Há potencial para temporais no sul e oeste paranaense devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.

Apesar dos temporais no Paraná, o destaque do sábado fica por conta do risco de geada no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio segue atuando na região e as temperaturas entram em queda, especialmente em áreas do estado gaúcho.

Há potencial para formação de geada? Sim! Porém de forma muito pontual e fraca. As menores temperaturas ficam concentradas em áreas da campanha gaúcha e não se descarta a possibilidade para a ocorrência do fenômeno.

Domingo com retorno da chuva
No domingo (07), a chuva retorna sobre a maior parte da região Sul. Vão ocorrer pancadas de chuva, intercaladas por períodos de sol. Por enquanto, há risco para temporais entre o oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.

Outro destaque do domingo é o aumento da temperatura. Pela manhã, as temperaturas aumentam de forma gradativa, sendo suficiente para impedir a formação de geada. Já no período da tarde, as temperaturas disparam se comparado aos dias anteriores.

A tendência é de que volte a fazer bastante calor, como por exemplo em Porto Alegre, onde a máxima prevista é de 28°C.

Últimas notícias

Buscar notícias