Jornal do Tempo | Notícias

Calorão intenso diminui em Palmas (TO) nos próximos meses

A partir de outubro, o calorão começa a diminuir no Tocantins e aumentam os registros de menores temperaturas máximas do ano.

02/10/2018 17:01:00

Por: Redação Somar

O mês de outubro começou com a quarta menor temperatura máxima do ano em Palmas. Na segunda-feira (01), os termômetros não passaram de 26,6°C na capital do Tocantins.

Somente nos dias 5 e 6 de fevereiro e no dia 11 de abril a temperatura máxima foi menor, com 24,6°C, 24,8°C e 26,2°C, respectivamente.

Por que a temperatura diminui em Tocantins nesta época do ano?
Apesar de num primeiro momento esta condição parecer estranha, ela é comum. A partir de outubro, o calorão começa a diminuir no Tocantins e aumentam os registros de menores temperaturas máximas do ano.

Nos últimos 10 anos, outubro teve dez máximas entre as 20 menores de cada ano. Em novembro, foram 23. Em dezembro, 28.

Janeiro é o grande destaque: das 200 menores temperaturas máximas dos últimos 10 anos, 41 foram em janeiro, mês geralmente associado ao calor. Mas é fevereiro, o mês que geralmente registra a tarde mais fria do ano: foram 6 vezes nos últimos 10 anos.

Previsão do tempo nos próximos dias
O calor e a alta umidade predominam no Tocantins ao longo desta semana. A previsão é para dias de sol com pancadas de chuva de forma rápida e isolada a partir da tarde.

Os acumulados não são altos, devem ficar em torno de 30 mm em alguns pontos no decorrer dos próximos cinco dias.

Últimas notícias

Buscar notícias