Jornal do Tempo | Notícias

Outubro começou com muita chuva no Sul do país

Entre hoje (01) e amanhã (02) há risco de temporais acompanhados por rajadas de vento acima de 80km/h em Porto Alegre.

01/10/2018 15:27:00

Por: Paula Nobre

Outubro iniciou com chuva na região Sul sob a influência de uma frente fria, além de instabilidades que se formaram no interior do continente transportando calor, o que influencia temporais durante esta época de primavera.

Segundo os dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre a noite de ontem (30) e a manhã desta segunda-feira (01), choveu cerca de 29 mm em São Gabriel e em Caçapava do Sul, 22 mm em São Vicente do Sul, 20 mm em Quaraí, 13mm em Alegrete e em Jaguarão – todas cidades do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina e Paraná, não houve registro de chuva significativa até o momento. O que deve mudar ao longo do dia. Aliás, entre a tarde e a noite, a chuva vai seguir se espalhando pela região Sul juntamente com o avanço da frente fria.

Há risco de temporais no noroeste gaúcho,oeste catarinense e oeste paranaense. O que chama a atenção é o risco de temporal, com chuva acompanhada por rajadas de ventos acima de 80km/h em Porto Alegre, isso na madrugada entre hoje e amanhã (02).

Mudança no tempo

Durante a terça-feira (02) ainda chove na maior parte da região Sul, ainda sob o efeito do avanço da frente fria e de uma área de baixa pressão atmosférica que se forma na fronteira com o Paraguai.

Dessa vez, as nuvens mais carregadas se formam entre Santa Catarina e Paraná, não se descartando o risco para temporais até com queda de granizo.

Por outro lado, o tempo firme volta a predominar em áreas do centro-sul gaúcho devido ao avanço de uma massa de ar seco que acaba inibindo a formação de nuvens carregadas.

Vale ressaltar que apesar do sol voltar a predominar entre variação de nebulosidade, a temperatura vai cair no estado devido ao avanço de ventos que sopram de sul e transportam um ar mais frio.

Como fica o tempo nos próximos dias?

Para os próximos dias, as instabilidades vão seguir perdendo intensidade e a massa de ar seco vai avançar pela região. Ainda pode chover em forma de pancadas, especialmente entre o norte gaúcho e o Paraná, mas a tendência é que a partir de quinta-feira (04), o tempo firme volte a predominar em praticamente toda a região.

Uma massa de ar frio vai avançar e derrubar as temperaturas no centro-sul gaúcho, não se descartando o risco para um novo episódio de geada.

Últimas notícias

Buscar notícias