Jornal do Tempo | Notícias

Previsão de chuva volumosa no extremo Norte do país

Depois de acumulados acima dos 100 milímetros nas capitais Boa Vista e Macapá, segue a previsão de mais chuva volumosa nos próximos dias

10/09/2018 13:22:00

Por: Redação Somar

O final de semana terminou com muita chuva no extremo Norte do país. O aquecimento ao longo do dia e a grande concentração de umidade disponível na atmosfera foram a combinação perfeita para acelerar a formação e intensificação de nuvens bastante carregadas.

O resultado disso foi o registro de acumulados acima de 100 mm em menos de 24 horas, principalmente nas capitais Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Segundo as estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Boa Vista (RR) o acumulado foi de 133,4 milímetros, o que equivale a 28% acima do esperado durante todo o mês de setembro.

Já em Macapá (AP) o acumulado foi de 164,2 milímetros e, como a média climatológica é de apenas 28 milímetros, esse valor equivale a cinco vezes o esperado durante todo o mês.

O que provocou tanta chuva?
As pancadas de chuva com grande volume em um pequeno intervalo de tempo ocorrem durante essa época do ano justamente devido à grande quantidade de radiação solar que incide sobre a superfície e a grande quantidade de umidade disponível na atmosfera devido a proximidade do oceano.

Com a incidência da radiação solar ao longo do dia, a superfície se aquece e, por meio do processo de condução, há também o aquecimento do ar próximo a ela. Como o ar quente apresenta uma menor densidade, este sobe para níveis mais altos na atmosfera e, juntamente com a umidade disponível, acaba formando as nuvens.

Normalmente, essas pancadas de chuva ocorrem durante o período da tarde, quando há uma maior quantidade de energia presente na atmosfera.

Previsão do tempo para os próximos dias
Para os próximos dias, a previsão ainda é de chuva volumosa na região. Durante essa época do ano é comum que a chuva ocorra quase todos os dias em Roraima, mesmo que com poucos acumulados. Já no estado do Amapá, setembro é caracterizado como um mês mais seco, sem grandes acumulados. Logo, a tendência é que o tempo volte a ficar mais firme na segunda quinzena do mês.

Últimas notícias

Buscar notícias