Jornal do Tempo | Notícias

Tufão Jebi: Tufão mais poderoso nos últimos 25 anos

O Tufão Jebi já é o mais poderoso a chegar ao Japão nos últimos 25 anos. Sua passagem deixou pelo menos 10 mortos e 300 feridos.

05/09/2018 13:50:00

Por: Paula Nobre

O tufão Jebi, cujo nome significa "engolir" está sendo considerado o pior tufão a atingir o país em 25 anos. Em algumas áreas, o nível das marés é o mais alto desde um tufão em 1961.

Cerca de 1 milhão de pessoas foram alertadas para deixarem suas casas por conta dos riscos de inundações e desabamentos.

Jebi deixa mortos e cenário de destruição

O tufão deixou pelo menos 10 mortos e 300 feridos, de acordo com os últimos números divulgados nesta quarta-feira (05). A maioria das vítimas sofreu quedas causadas por rajadas de furacão ou foram atingidas por objetos atirados pelo vento.

Em sua passagem, Jebi deixou fortes chuvas, transbordamento de rios e ventos que superaram os 210 km/h, causando grandes danos materiais em prédios e veículos.

As companhias aéreas japonesas cancelaram quase 800 voos entre ontem e hoje, e o aeroporto mais atingido foi o de Kansai (Osaka), que foi inundado deixando presas cerca de 5 mil pessoas que foram evacuadas hoje em 25 ônibus e uma balsa.

O Aeroporto Internacional de Kansai continuará fechado por tempo indeterminado. As companhias All Nippon Airways, Japan Airlines e Peach Aviation cancelaram 184 voos domésticos e internacionais.

Trajeto feito pelo Tufão

O tufão chegou primeiro a Shikoku a menor das ilhas japonesas na terça-feira(04) por volta do meio-dia, horário local. Às 14 horas seguiu pela parte ocidental da ilha maior, Honshu, a principal ilha nipônica.

Em rota para norte, o Jebi seguiu para a cidade de Kobe e também para a província de Osaka.

Últimas notícias

Buscar notícias