Jornal do Tempo | Notícias

Serra catarinense tem possibilidade de neve neste fim de semana

Instabilidades e baixas temperaturas aumentam a possibilidade de neve na região entre a sexta e o sábado (25)

22/08/2018 15:00:00

Por: Redação Somar

A estação mais fria do ano começou lá no dia 21 de junho e tem sido mesmo de muito frio na maior parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o avanço frequente de frentes frias e consequentemente, de massas de ar frio.

Quando coincide uma massa de ar frio muito intensa com a precipitação, há chance desta chuva cair em forma de flocos de neve, que foi o que aconteceu no dia 4 de julho em Pinheiro Machado (RS) e entre os dias 9 e 10 de agosto em São Joaquim (SC), Urubici (SC) e Gramado (RS) e o evento deve se repetir neste fim de semana.

Entre esta sexta-feira e o sábado (25) uma nova frente fria avança pelo Sul do país e traz uma massa de ar frio que vai fazer as temperaturas despencarem nos três estados. Conforme a frente fria avança, o ar frio já começa a predominar e, devido a áreas de instabilidade associadas à passagem do sistema, a umidade aumenta o suficiente para a precipitação cair em forma de flocos de neve na serra catarinense. Alguns modelos atmosféricos também dão possibilidade para o fenômeno ocorrer de forma mais fraca e isolada na madrugada do domingo (26).

Na próxima semana, a umidade diminui e a chance para neve se anula mas o frio permanece até a segunda-feira (27), com chance de geada nas áreas mais elevadas dos três estados. A partir da terça-feira (28), o risco de geada diminui por conta da elevação das temperaturas. A sensação de calor volta desde o centro gaúcho, indo até o norte do estado do Paraná.

Últimas notícias

Buscar notícias