Jornal do Tempo | Notícias

Acumulado de chuva ultrapassa a média de agosto em Porto Velho

Em apenas 24 horas choveu o dobro da média climatológica de agosto na capital de Rondônia

20/08/2018 12:03:00

Por: Redação Somar

A madrugada desta segunda-feira (20) começou com bastante chuva acompanhada de descargas elétricas em Porto Velho (RO). Nas primeiras horas do dia a condição atmosférica era de trovoadas com chuva volumosa na capital de Rondônia e arredores.

Quando a chuva veio com maior intensidade, a temperatura estava na casa dos 20°C , e num período de apenas uma hora foram registrados 53,8mm de chuva, isso equivale a 54% a mais da sua climatologia do mês de agosto- que é 34,5mm.

Até o amanhecer de hoje o Aeroporto Internacional de Porto Velho, Governador Jorge Teixeira de Oliveira, registrou 58,2mm, o que representa o maior acumulado de precipitação em 24 horas desde o início de abril.

Junto à essas tempestades, rajadas intensas de ventos alcançaram os 50km/h por volta das 02:30 horas, mesmo horário do pico de precipitação.

O que provoca essa chuva?
As instabilidades tropicais fortalecidas pela convecção em superfície da floresta amazônica favoreceram a ocorrência dessas chuvas na região. Na última quarta-feira (15) a capital sofreu com tempestades e acumulado de 48 mm.

Chuva diminui nos próximos dias
A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva fraca e isoladas, sem acumulados expressivos. Até o final do mês, a instabilidade fica concentrada no norte do Amazonas e nos estados de Roraima e Amapá.

Últimas notícias

Buscar notícias