Jornal do Tempo | Notícias

Quando o calor volta?

Temperaturas ficam elevadas no país na virada de agosto para setembro

17/08/2018 11:02:00

Por: Redação Somar

Agosto têm sido marcado pela predominância de dias com chuva e frio principalmente no Centro-Sul e todos começam a se perguntar: Quando o calor volta?

Inicialmente, por volta de 20 de agosto, as máximas passam dos 35°C em Rondônia, Amazonas e Pará. Dez dias depois, o calor excessivo avança por Cuiabá, Campo Grande e Rio Branco.

O ápice das temperaturas elevadas será registrado na primeira semana de setembro. Além de termômetros próximos dos 40°C desde Mato Grosso do Sul até o Pará e Maranhão, o calor entre 30°C e 35°C também será sentido em São Paulo e Belo Horizonte. Também fará calor no Rio de Janeiro, Vitória e até mesmo em Curitiba, capital que não é conhecida pelas altas temperaturas.

El niño intensifica calor

Normalmente, o período entre o fim do inverno e início de primavera é caracterizado por tardes muito quentes. Isto acontece pelos dias ensolarados cada vez mais longos e pela baixa umidade do ar. Com a formação de um fenômeno El Niño, a tendência é de que o calor seja ainda mais intenso neste período.

Vale salientar que apesar das tardes muito quentes, a baixa umidade e o céu sem nuvens deverão deixar a temperatura da madrugada mais baixa especialmente nas áreas elevadas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ou seja, espera-se grande amplitude térmica.

Por fim, depois das primeiras sete ou dez tardes com calor extremo, a chuva retornará para boa parte do Brasil diminuindo a temperatura máxima.

Últimas notícias

Buscar notícias