Jornal do Tempo | Notícias

Frente fria traz chuva para o Sul no fim de semana

Passagem do sistema deve trazer chuva e friozinho para a região

17/08/2018 10:04:00

Por: Redação Somar

A semana termina com uma massa de ar seco que predomina na região Sul e inibe a formação de nuvens carregadas, mas a chegada de uma frente fria deve mudar este padrão no fim de semana.

O sistema avança pela região no sábado (18) e aumenta a nebulosidade no extremo sul gaúcho, nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde há expectativa de chuva isolada.

Instabilidade aumenta no domingo
No domingo (19) a frente fria avança e leva chuva de forma generalizada para todo o estado. No entanto, os maiores acumulados com potencial para temporais ficam concentrados em áreas da fronteira oeste gaúcha e também pelo extremo sul.

Em Santa Catarina, a chuva até retorna devido ao avanço da frente fria, mas vale ressaltar que a chuva ocorre no período da noite em forma de pancadas isoladas pelo oeste e centro-sul do estado.

E as temperaturas?

Durante este fim de semana, a condição é de elevação da temperatura por conta de um fenômeno conhecido como calor pré frontal, ou seja, antes da chegada de uma frente fria, as temperaturas aumentam na região de abrangência.

Entre a sexta-feira e o sábado, a condição é de elevação da temperatura. Mas durante as primeiras horas da madrugada entre o domingo e a segunda-feira (20), as temperaturas despencam novamente com o avanço da massa de ar frio que vem atrás da frente fria e o que volta a predominar é o frio.

Últimas notícias

Buscar notícias