Jornal do Tempo | Notícias

Registro de neve e chuva congelada entre SC e RS

Tanto na quinta (09) como na sexta-feira (10) moradores dos dois estados foram brindados por flocos de neve em algumas cidades serranas

10/08/2018 10:59:00

Por: Redação Somar

O frio chegou para valer no Sul do Brasil conforme a Somar Meteorologia já anunciava, e junto com ele veio até neve. Finalmente houve registro por moradores de queda de neve e/ou chuva congelada em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo informações das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima observada pelo órgão nesta sexta-feira foi:

São Joaquim (SC): 0,5ºC com sensação de -8ºC,

Camabará do Sul (RS): 1,9ºC com sensação de -7ºC

Canela (RS): 2,3ºC com sensação de -6ºC


Na serra catarinense a neve caiu em meio à chuva congelada ainda na quinta-feira (09) em trechos entre as cidades de Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

Hoje (10) no início da manhã ainda houve relatos de flocos de neve em São Joaquim. O fenômeno não foi muito abrangente e duradouro, mas foi suficiente para gerar vários relatos em mídias sociais.

Já no Rio Grande do Sul houve chuva congelada em São Francisco de Paula no início da manhã e queda de neve na região de Gramado.

Inicialmente, a neve prevista apenas para os municípios mais altos da Serra Gaúcha, mas seguindo a tradição, esta cidade turística também teve flocos registrados.

Entenda a neve
Neve é a precipitação de cristais de gelo formados pelo congelamento do vapor d’água na atmosfera. Eles se juntam e formam flocos de neve e caem da nuvem em direção ao solo, como a chuva. Para a formação de neve, a condição climática tem que ser de alta umidade, baixas temperaturas em diversos níveis da atmosfera e a presença de instabilidades.

Chuva congelada
É quando a chuva cai de forma líquida e atravessa uma camada de ar na atmosfera mais resfriada, próxima de 0ºC e que congela as gotas ao entrar em contato com a superfície.

Últimas notícias

Buscar notícias