Jornal do Tempo | Notícias

Semana de temporais no Rio Grande do Sul

Depois de um fim de semana quente, temporais atingem o Rio Grande do Sul e demais áreas da região Sul nos próximos dias

16/07/2018 13:32:00

Por: Redação Somar

A semana começa com tempo fechado em grande parte do Rio Grande do Sul, só entre a noite de domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16) os acumulados de chuva somaram 40mm em algumas cidades do extremo sul, com até relatos de granizo no município de São José do Norte. Já em Pelotas, considerando uma distância de até 40km da cidade, foram registrados mais de 4.000 raios.

Há risco para novos temporais a qualquer hora entre segunda e terça-feira (17), mas desta vez a chuva também atinge áreas a norte do estado. Na quarta-feira (18), a chuva dá uma trégua e recua para o extremo sul, mas é passageiro, pois a chegada de uma nova frente fria na quinta-feira (19) traz a chuva de volta para todo o Rio Grande do Sul.

Fim de semana foi quente
O tempo abafado do último domingo (15) surpreendeu os gaúchos, com termômetros marcando temperaturas acima dos 30°C em diversas cidades, o que não era visto desde o início do inverno. Em Tramandaí as temperaturas chegaram aos 31,1°C! Em Porto Alegre, a máxima foi de 29,2°C.

Apesar do calorão, essa é uma condição meteorológica bastante comum, os ventos sopram de norte e transportam um ar mais quente e úmido para a região, justamente o que alimenta os temporais do início desta semana.

Chuva avança pela região e atinge Santa Catarina
Os catarinenses devem ficar atentos, a chuva se estende na região da serra e litoral sul do estado a partir da tarde desta segunda-feira, nestas áreas onde ocorrem rajadas de vento, a chuva pode ser volumosa. Na terça-feira (17) a chuva continua, porém não avança tanto e se concentra nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

Já os paranaenses que estão aproveitando o calor podem comemorar, as instabilidades não alcançam o estado e os próximos dias serão marcados por tempo firme, mas ainda devem manter a atenção com a umidade relativa do ar que continua baixa, principalmente no interior do estado.

Últimas notícias

Buscar notícias