Jornal do Tempo | Notícias

Semana pode terminar com nevoeiros no Sul e Sudeste

Há condições para a formação de nevoeiros ao amanhecer desta sexta-feira entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e toda a faixa leste do Sudeste

12/07/2018 16:13:00

Por: Redação Somar

A combinação de umidade mais elevada, queda nas temperatura e ventos fracos durante a madrugada entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e toda a faixa leste do Sudeste, pode favorecer a ocorrência de nevoeiros ao amanhecer desta sexta-feira (13).

Nevoeiros são nuvens que se formam próximas a superfícies e acontecem assim como as nuvens se formam na atmosfera, ou seja, pela concentração de gotas de água suspensas no ar. Quando as gotas crescem o bastante, é o suficiente para conseguirmos enxergar a olho nu, e quanto mais gotas pairam no ar, menor é a visibilidade horizontal, dificultando especialmente as atividades em aeroportos.

Se o nevoeiro é fraco, é chamado de névoa úmida. Se for forte e com visibilidade inferior a mil metros, é chamado de nevoeiro e nessa situação atrapalha as condições de pousos e decolagens em aeroportos, com risco até de fechamento dos mesmos.

É comum a formação de nevoeiros nesta época do ano?
Durante o inverno é muito comum a formação de nevoeiros, por ser a principal época do ano em que as temperaturas apresentam maior declínio entre a madrugada e o amanhecer, caindo de uma hora para outra.

As regiões mais propícias para a formação de nevoeiros, são áreas do Centro-Sul do país. Especialmente por ser onde a amplitude térmica durante o dia é mais elevada, com manhãs mais frias e tardes com temperaturas mais elevadas.

Em quais cidades há maior possibilidade de nevoeiro no amanhecer desta sexta-feira?
A manhã desta sexta-feira pode começar com formação de nevoeiros em áreas centrais do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre.

Já no Sudeste, a madrugada mais fria em áreas da capital São Paulo, municípios do sul de Minas Gerais até o Espírito Santo, junto a umidade vinda do oceano pela circulação dos ventos, aumentam as condições para o dia começar com nevoeiros nos principais aeroportos desta área de abrangência.

Últimas notícias

Buscar notícias