Jornal do Tempo | Notícias

Veja qual é a capital mais fria do Brasil

Muitos dizem que a capital mais fria do Brasil é Curitiba, mas será que é verdade?

12/07/2018 14:50:00

Por: Redação Somar

Quem já ouviu falar que Curitiba é a capital brasileira mais fria está certo e errado. Vamos entender o por quê!

Primeiramente, vamos aos fatores que favorecem as temperaturas mais baixas:

Altitude: quanto maior for a altitude da cidade, as chances também são maiores devido a perda radioativa da atmosfera. O sol esquenta a superfície e, posteriormente, a superfície esquenta o ar da atmosfera e com isso, a temperatura cai conforme a altitude

Latitude: quanto maior for a latitude da cidade, maior são as chances de ser mais frio por estar localizada mais próxima ao polo

Influência de massa de ar polar: as cidades que recebem com maior frequência as fortes entradas de um ar frio (vindo das regiões geladas da Argentina, como por exemplo a Patagônia), tendem a registrar temperaturas mais baixas

Céu claro: quando a noite é de céu claro, a atmosfera perde ainda mais calor, favorecendo a queda da temperatura
Distância do oceano: as cidades mais litorâneas tendem a não resfriar muito, pois a água serve como regulador térmica, ou seja, dificulta a perda de calor durante a noite e a madrugada.

Com base nisso, Curitiba é a capital que mais se encaixa para ser a mais fria do Brasil. A capital paranaense fica a 934 metros de altitude em relação ao nível médio do mar e a 86 km do litoral.

Além disso, está na rota das principais massas de ar frio que avançam pelo Brasil após a passagem de uma frente fria. A média climatológica da temperatura mínima de julho, que é o mês mais frio na cidade, é de 9°C.

No dia 18 de julho de 2000, foi registrado a menor temperatura de Curitiba desde 1998 (ano da inauguração da estação oficial do INMET), com o valor congelante de -4,5°C.

Houve temperatura mais baixa em outra capital?
Sim, em Porto Alegre! A menor temperatura registrada de 1999 (ano da inauguração da estação oficial do INMET) chegou aos incríveis -6,5C.

Apesar de Porto Alegre ter registrado a menor mínima dentre as capitais, a média climatológica de julho é 10,1°C.

Portanto Curitiba pode ser considerada a capital mais fria do Brasil se levarmos em consideração a média climatológica. Mas, se queremos falar de menor temperatura já registrada, o pódio vai para Porto Alegre.

Últimas notícias

Buscar notícias