Jornal do Tempo | Notícias

Frio ganhou força nesta quinta-feira

Pelo segundo dia seguido, as temperaturas caem ainda mais no Centro-Sul do Brasil e temperaturas negativas foram observadas ao amanhecer desta quinta-feira (12)

12/07/2018 10:47:00

Por: Redação Somar

Uma massa de ar polar que chegou no Centro-Sul do Brasil no início dessa semana, mostrou todo o seu potencial na manhã dessa quinta-feira (12). Cidades localizadas em regiões de grande altitude no Sul e Sudeste registraram temperaturas mínimas abaixo dos 3°C. Esse fator, associado com falta de nebulosidade, são ótimos indicativos para ocorrência de geada.

No momento, a cidade mais fria do Brasil é Urupema (SC), onde a mínima registrada segundo EPAGRI/CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) foi de apenas -5,3°C!

As temperaturas baixas costumam ocorrer nessa região com uma maior frequência devido a localização da cidade. Urupema fica a 1450 metros de altitude, o que contribui ainda mais para a queda acentuada de temperatura.

Outros recordes de frio
Segundo as estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Campos do Jordão (SP) a manhã de hoje (12) foi a mais fria do ano, com mínima de -0,6°C. Fez mais frio ainda em Monte Verde (MG), também localizado na Serra da Mantiqueira, onde os termômetros marcaram apenas -2,3°C! Essa temperatura tão baixa não era registrada desde 2016.

Não muito longe, nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná, a temperatura também ficou próxima dos zero grau. As cidades mais congelantes foram:

Laranjeira do Sul (PR): -1,1°C

Major Vieira (SC): -0,8°C

São Mateus do Sul (PR): -0,7°C

São Joaquim (SC): 0,3°C

Lages (SC): 1,6°C

Vacaria (RS): 0,3°C

Cambará do Sul (RS): 0,3°C

São José dos Ausentes (RS): 0,4°C


Como fica o tempo nos próximos dias?
A previsão é de que o frio continue até essa sexta-feira (13) e, a partir do final de semana a massa de ar polar começa a perder intensidade e as temperaturas voltam a subir gradativamente em todo Centro-Sul.

Últimas notícias

Buscar notícias