Jornal do Tempo | Notícias

Ar polar predomina no Sul do Brasil

Frio, temperaturas negativas, geada e ressaca: confira como será a semana no Sul do país

10/07/2018 14:43:00

Por: Redação Somar

A frente fria que se formou no final da semana passada levou chuva para o Rio Grande do Sul, com acumulados de até 71,2mm e que foi avançando para os estados de Santa Catarina e Paraná. Atrás deste sistema veio uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas.

A madrugada desta terça-feira (10) foi marcada por geada na serra catarinense e até mesmo neve em cidades como Moro da Igreja e Mundo Novo, em Urubici, Morro das Antenas, em Urupema e no distrito de Cruzeiro, em São Joaquim.

Conforme dados do aeroporto, as temperaturas mínimas ficaram na casa dos 4,4°C em Curitiba e foram registradas temperaturas em torno dos 4°C em quase todo o estado do Paraná e 6°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Nebulosidade e ressaca no Sul do país
A terça-feira segue com muitas nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, mas principalmente entre o litoral e a metade norte do estado, onde pode chover fraco ao longo do dia. Nestas áreas o sol aparece pouco e a sensação térmica é baixa.

Nas demais áreas o sol aparece um pouco mais, só que as temperaturas não conseguem subir muito por causa da presença de uma massa de ar polar. Há alerta da marinha para ressaca entre Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina.

Frio aumenta no Rio Grande do Sul nos próximos dias
A expectativa é de que a partir de quarta-feira (11) o tempo abra mais no Rio Grande do Sul, porém as temperaturas mínimas podem ficar ainda mais baixas entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul com chance de geada nas serras gaúcha e catarinense.

No litoral norte gaúcho, a previsão é de muitas nuvens e chuva fraca na parte da tarde, o que ajuda a aumentar a sensação de frio. Nas demais áreas o dia pode começar com nevoeiro em todo leste e sul gaúcho e o mar segue agitado, porém sem chance de ressaca.

Na quinta-feira (12) o frio pode ser ainda mais intenso no Sul com risco para geada nas áreas da serra gaúcha. Não deve ser uma geada ampla e, apenas alguns pontos mais elevados, é que há condições para ocorrência do fenômeno.

Na Campanha Gaúcha, principalmente áreas mais próximas ao Uruguai, a temperatura também cai bastante no início do dia, mas não deve gear. Na parte da tarde, o sol predomina e eleva as temperaturas com relação ao dia anterior. E mesmo assim, a sensação ainda é de frio em todo estado.

Últimas notícias

Buscar notícias